quinta-feira, 19 de julho de 2018

Pequeno Almoço, a rotina da não rotina

Já é dito e mais que sabido que é a refeição mais importante do dia. E se há refeição do dia que gosto particularmente é esta: o pequeno-almoço. Mas será que consigo sempre desfrutar desta refeição como desejaria?

Não é um amor de sempre, mas acredito que seja um amor para sempre! Quando era mais nova pouca importância dava ao pequeno-almoço e tive até uma fase em que saía de casa sem comer nada, comendo apenas depois na escola a meio da manhã porque "ficava mal disposta se comesse logo ao acordar". Mas a verdade é que o nosso organismo funciona como nós o habituarmos e, quando comecei a perceber a importância de iniciar o dia com uma refeição completa e nutritiva, comecei, também, a tentar institui-la na minha rotina matinal. Hoje é a refeição que mais gosto de desfrutar!



Se prefiro tomar o pequeno almoço em casa ou numa pastelaria? Não vos consigo responder. Adoro o meu pequeno almoço mais tradicional em casa que pode ir desde uma torrada a umas panquecas, com direito a ovos mexidos e sumo de laranja, não esquecendo as papas ou da salada de fruta. Adoro, igualmente, o meu pequeno almoço de pastelaria que passa normalmente por um galão de máquina (preferencialmente com leite vegetal - mas hoje em dia ainda é difícil encontrar na grande maioria dos cafés) com um pãozinho de sementes com manteiga e, por vezes, complemento com o pastelinho de nata (só porque dizem que é o bolo menos calórico) e um café. 

Mas, o que eu gosto mesmo, é de ficar na cama até mais tarde e desfrutar de um maravilhoso brunch - que cada vez mais estão em voga - e disponíveis em vários restaurantes e pastelarias!

Mas relembrando que a minha profissão me obriga a trabalhar por turnos, existe uma percentagem de pequenos almoços mensais que são no trabalho depois de um turno de noite. Aqui, instala-se a primeira dúvida: é isto o pequeno-almoço ou a ceia? É que após esta refeição, na grande maioria das vezes, o meus destino é ir dormir. Segunda questão: que tipo de pequeno-almoço completo e nutritivo se consegue fazer no local de trabalho? Ultimamente tenho optado por um pudim de chia com fruta ou pelo Despertar de Buda da Iswari com bebida vegetal ou iogurte. Mas sim, também tenho dias em que não me apeteceu ou, simplesmente, não houve tempo para grandes preparações e como um simples pãozinho e um iogurte ou peça de fruta.


Há, ainda, outros dias (quando faço turno da manhã) em que não consigo resistir a ficar até à última na cama e o pequeno almoço é feito a caminho do hospital em que, normalmente, opto por um batido de fruta, para ir bebendo enquanto conduzo.

Como podem constatar não sou uma pessoa de rotinas, nem de horários, nem de refeições. Tanto posso tomar o pequeno almoço às 07:00h como às 12:00h, em casa ou na rua e ser a mais diversificada refeição ou pelo contrário. Mas uma coisa é certa: é uma refeição que não dispenso!





E vocês qual o vosso tipo de pequeno almoço preferido?

Contem-nos tudo nos comentários. 









Sorriam e Sonhem Sempre Mais*


Vê também a receita do pudim de chia

2 comentários:

  1. Adoro tomar o pequeno-almoço em casa, e ter tempo para o preparar e o comer com calma! Devemos fazer aquilo que nos faz sentir bem , isso é que é importante!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida alguma que concordamos contigo a 200%: o mais importante é fazer-mos aquilo que nos faz sentir bem :)

      Beijinhos*

      Eliminar