sábado, 10 de novembro de 2018

Sorrisos Partilhados #4 - Torna o dia de alguém mais feliz (Por Lara, Euquilíbrio)

A nossa Rubrica "Sorrisos Partilhados" está de volta ao blog e, com ela, vem a nossa convidada Lara, que nos vem falar de um tema muito especial para ela, com o qual trabalha e pelo qual rege a sua vida. É um tema tão especial que merece ser partilhado convosco, para construirmos um Mundo cada vez melhor.


Antes de mais, apresentamo-vos a Lara, que tem em pé um projeto muito especial: o Euquilíbrio (que podem seguir aqui). A Lara para além de querida, é uma pessoa de uma tranquilidade e simpatia para a qual não há palavras. Notoriamente uma pessoa bonita, com um coração único que gosta e tem como objetivo inspirar e motivar outras pessoas a construir melhores relações ao longo da sua existência, sobretudo com enfoque numa comunicação não violenta.
Esta partilha que ela irá fazer a seguir pretende, fundamentalmente, transmitir os ganhos em várias vertentes que podemos ter ao sabermos comunicar com o outro e, obviamente, demonstrar que através das nossas palavras  é possível fazer a diferença no dia de alguém.


............................................................


Quando comecei a ficar mais desperta para o modo como as pessoas, no geral, têm de comunicar, percebi que havia algo que a maioria não fazia. Uma coisa tão simples como dizer à outra pessoa que a mesma desempenhou um bom trabalho porque entregou os relatórios dentro do prazo, que a sua amizade é especial porque se sente feliz ao saber que é valorizada, ou que, naquele dia, estava particularmente bonita porque arranjou o cabelo de uma determinada maneira. A isto chama-se elogiar. Algo tão simples, mas que pode fazer realmente a diferença no dia de alguém. Algo tão simples e que nós temos o total controlo para o poder fazer.
Quando um colega nos ajuda a terminar uma tarefa na qual temos dificuldade, tendencialmente dizemos “obrigada pela ajuda” ou “obrigada, és um ótimo colega”. Mas será que o recetor da mensagem percebe onde queremos chegar?

Segundo Marshall Rosenberg, o Pai da Comunicação Não Violenta, elogiar com eficácia inclui três fatores. Em primeiro lugar, é importante que o interlocutor diga ao recetor o que é este fez para merecer o elogio: “Quero agradecer-te por ontem teres saído do trabalho mais tarde para me ajudares a terminar o relatório que tinha em mãos (...).De seguida, o interlocutor deve exteriorizar os seus sentimentos em relação à atitude do recetor: “Senti-me mesmo muito feliz e confortável (...)”. Em terceiro lugar, as necessidades do interlocutor que foram satisfeitas devem também ser expressadas: “(...) porque para mim a entreajuda, a colaboração e o apoio no local de trabalho são realmente importantes. Obrigada, foste um ótimo colega!”.
O elogio, ao ser expressado desta forma, dá a oportunidade à pessoa alvo do mesmo, que entenda os reais porquês de ter sido elogiada: Porque teve determinada atitude, porque fez com que o interlocutor se sentisse de determinada forma, e porque satisfez as necessidades que o interlocutor gostou de ver atendidas.

Agora que já sabemos elogiar com eficácia, não haverá mais desculpas para não o fazer a pelo menos uma pessoa por dia, certo? É este, então, o desafio que lanço a todos os leitores do blog!
Com amor,
Lara Nayr

............................................................


Escusado será dizer que adorámos ter a Lara a escrever sobre um tema tão especial aqui no nosso cantinho, assim sendo, aproveitamos para lhe agradecer a disponibilidade e o carinho com que escreveu e, sem dúvida, todas as coisas positivas que nos transmitiu. Temos a certeza que aí por esse lado, sentiram o mesmo. ❤

O que acharam destes Sorrisos Partilhados? Aceitam o desafio da Lara?
Queremos muito saber as vossas impressões!

Sorriam e Sonhem sempre mais, com coisas boas no coração*


Podem ver a anterior publicação dos Sorrisos Partilhados aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário