sábado, 2 de março de 2019

Carnaval | Onde Passar e Festejar

És adepto do Carnaval? Gostas de festejar esta época? Estás sem ideias de onde ir este ano (ou os próximos)? Aqui ficam as nossas sugestões para festejares o Carnaval 2019.



Se a Cláudia é pessoa que não liga muito ao Carnaval, em oposição eu sou muito carnavalesca, gosto imenso desta época, quando festejada de forma bonita. Sim, porque sou completamente contra brincadeiras parvas que nos fazem, que nos fazem até de ter medo de andar na rua, tais como balões de água, ovos e afins (mas por acaso acho que esta tradição parva se tem perdido com o passar dos anos. Felizmente! Recordo-me de em adolescente ter medo de sair à rua nesta época, fugia até dos apelidados "sítios críticos" na altura. Cheguei, confesso, a levar com uns quantos balões de água mandados por miúdos escondidos em prédios ou noutros sítios. Dos ovos escapei-me sempre, ufa! Mas hoje em dia já não sinto este receio e, a verdade, é que aos anos que não levo com um balão de água nem ouço as pessoas à minha volta a relatar tais situações. Bendito sejas senhor!). Mas como eu estava a dizer-vos: gosto de me mascarar, de ver os desfiles carnavalescos e de dançar até às tantas! Costumo dizer que o Carnaval é um bocadinho do espírito de festa da passagem de ano, mas todos mascarados. Gosto muito!


Mas bem, deixando-nos de divagações. Na verdade este post surge mais em jeito de lista de desejos do que propriamente uma partilha pessoal.



Ao nível de partilha pessoal os locais que vos posso recomendar é, sem dúvida, Torres Vedras. Aqui a frase que mais faz jus é sem dúvida "a vida são dois dias e o carnaval são 3". Os torrienses passam o ano inteiro a preparar estes 3 dias ao pormenor, desde os desfiles (muitos deles recheados de sátiras políticas e sociais), aos bares e restaurantes que se transformam em autênticos locais de festa e todos os disfarces carnavalescos onde os reis são as matrafonas.



Ainda em Portugal já fui também ao Carnaval de Sesimbra, que é um Carnaval em modo Brasileiro, com muita folia à mistura. 


Onde eu gostava muito de ir?

  • Madeira, Funchal

Promete e, acredito que seja, um dos melhores carnavais portugueses. Aqui reúnem-se milhares de imitações, figuras satíricas e muita pessoas a assistir ao que se passa no centro do Funchal, sendo o dos principais destaques os afamados Cortejo Alegórico e Trapalhão.

Aqui não são apenas os desfiles os destaques da festa mas, também, a gastronomia regional e quem for tem que ir preparado para ponchas, vinho da madeira e espetadas à moda local.

Imagem retirada do Google Images

  • Brasil, Rio de Janeiro

Dispensa explicações do motivo desta escolha, certo? A-D-O-R-A-V-A!
Sim tenho algum certo receio de ir para o meio da multidão, por tudo o que se ouve falar mas, de qualquer das formas, adorava experienciar toda a folia de um carnaval no sambódromo brasileiro. Um dia lá estarei, assim espero.

Imagem retirada do Google Images

  • Veneza

Este deve ser, sem dúvida, o Carnaval com mas glamour de todos. Trajes nobres a fazer lembrar o tempos dos reis onde se destacam as máscaras tipicamente venezianas, de cor branca, dourada ou prateada. 


Imagem retirada do Google Images



E vocês gostam do Carnaval? Onde costumam festejar? E onde gostavam de um dia poder festejar? Contem-nos tudo!

- Por Tatiana

Sorriam, Sonhem e Divirtam-se Sempre Mais*


4 comentários:

  1. Por acaso, também não ligo muito ao Carnaval. Mas é inegável a festa que se vive nos locais que mencionaste. Acredito que acabe por contagiar

    ResponderEliminar
  2. Não sou grande fã da época mas gosto do ambiente de felicidade e leveza que se vive nestes dias! :)

    ResponderEliminar