domingo, 18 de fevereiro de 2018

Polónia - Primeira Viagem de 2018




Quero muito partilhar com vocês a minha primeira viagem do ano: Polónia.
Desde o início do blog que ando para fazer este post mas a verdade é que estou sem inspiração para escrever sobre esta viagem (o que não faz sentido tento eu gostado tanto).

Como já dei a conhecer adoro viajar, mas confesso que a minha eleição é destinos de sol, praia e "papo para o ar" a apanhar um bom bronze. Este ano resolvi alterar um pouco esta minha rotina e fazer pequenas viagens culturais a cidades europeias (até então só fui a Londres e algumas aqui ao lado em Espanha). A Polónia foi o destino escolhido única e exclusivamente por querer ir visitar uma amiga.

Foi a primeira de 2018 e não podia ter começado melhor: que agradável surpresa!
Cracóvia e Breslávia foram as duas cidades escolhidas. Deixei a capital, Varsóvia, de fora pois a estadia foi curta e não conseguiríamos ter tempo para as 3 e, como pelo que pesquisei e por amigos que já lá estiveram, é uma cidade recente e sem muito para conhecer.

Começo por dizer que tive muita sorte com a temperatura que se fez sentir para a época do ano em que fui. Habitualmente no mês de Janeiro já se fazem sentir temperaturas na ordem dos -10ºC, sendo que a mais baixa que apanhei foram -4ºC já pelas 22h00. Também não nevou (o que para mim, que não gosto nada nadinha de frio, foi fantástico!) e a chuva só se fez sentir no 2º dia em Cracóvia.

Começámos por 3 dias em Cracóvia. A cidade estava encantadora, com o espírito natalício que ainda por lá pairava. A cidade velha em Stare Miasto fica dentro de uma muralha, fazendo recordar o que este País viveu em tempo de Guerra. Lá, pudemos ir a uma das maiores praças de cidade na Europa que fica na Praça do Mercado (Rynek Glówny). Aqui, por ser ainda época natalícia, estavam a decorrer os mercados de Natal  com tendas de produtos artesanais e comida típica feita no momento. Tudo a transportar-nos para a época medieval.
Rynek Glówny

Nos restantes dias visitámos todos os pontos turísticos mais importantes: igrejas (entre elas a Basílica de Santa Maria - onde vale a pena entrar e "perder" um pouquinho de tempo a contemplar todos os vitrais e pormenores, é verdadeiramente fantástica de tão imponente que é), o Museu da Fábrica de Schindler (onde tivemos que voltar no dia seguinte, pois encerra no dia de Reis) e as praças históricas.

A cidade é pequenina e plana, por isso faz-se muito bem a pé, mas se forem mais preguiçosos podem andar de metro à superfície que é bastante em conta (em média 3zt, ou seja, 0,75 cêntimos).
Praça Heroes of the Guetto Square 
Fomos ainda aos campos de concentração: a Auschwitz e Birkenau. É necessário reservar 1 dia da viagem mas, efetivamente, é uma experiência para a vida. Não vou divagar sobre todas as emoções e sentimentos que nos invadem, pois essa parte é pessoal e cada um sentirá à sua maneira, mas é sem dúvida um marco da nossa história e uma lição de vida, para darmos mais valor a tudo o que temos!
Auschwitz

Para Breslávia fomos de autocarro, são cerca de 3 horas e meia de viagem e o bilhete de autocarro (comprei ainda em Portugal pela internet) é menos de 5€ por pessoa (super barato!). Já nesta cidade tivemos o privilégio de ter uma guia turística privada (a minha amiga). 

A cidade é tão bonita, também ela ao estilo gótico, ainda recente, com edifícios bem conservados, ruas limpas, o que nos transmite muita paz de espírito! É impossível ficar indiferente a toda a sua história ainda bem presente na memória de alguns Polacos e, pela cidade, existem placas com indicações sobre o tempo de guerra e a cidade do antigamente.
Edifício da Junta de Freguesia

Pela cidade existem vários miradouros onde é possível ver toda a cidade de cima, aconselho a Sky Tower um edifício moderno, elegante e onde nos é explicado "o-que-é-o-quê" de tudo o que estamos a ver.

A praça central é um pouco mais vazia e menos turística do que a de Cracóvia, mas é igualmente bonita e com muita vida. Efetivamente a oferta de bares, cafés e restauração é variada por toda a cidade, dirigida a todo o tipo de gostos, gastronomia e preços. Nós procurámos ir ao mais típicos, com comida polaca e também que não fossem excessivamente caros (mas, no geral, não considero os preços nada elevados).
Vale ainda dizer que é obrigatório provar a comida tradicional polaca, para além do vodka e da cerveja! (sim sou adepta de alimentação saudável, mas em viagem não dispenso provar tudo o que é tradicional!) - deixo aqui uma pequena amostra do que provei, se mostrar tudo vão pensar que sou uma devoradora!
Pierogi
(estes são grelhados, os tradicionais são cozidos)
Wino Grzane - vinho aquecido
(uma espécie de sangria mas quente)
Zapiekanka
(assemelha-se a uma pizza em baguete)



Paczki
(parecido com as nossas bolas de berlim, mas de variados e deliciosos sabores)

Vodka Polaco
Por toda esta zona existem dezenas de duendes-estátua a dar ainda mais alegria à cidade, esta tradição iniciou-se por uma questão política, tendo sido dada uma continuidade agora já turística. Mas cuidado, se formos distraídos é bem possível que tropecemos em algum!


Para aquecer um pouco, tive ainda a oportunidade de patinar no gelo (já tinha experimentado há uns anos atrás) e para segunda vez acho que não me saí nada mal: apenas 1 queda!


Ainda fui a uma "cena muitoooo fixe" (senhores investidores com dinheiro montem uma coisa destas em Portugal que vão ter sucesso e lucro!), passo a explicar: um tipo slide & splash mas com piscinas aquecidas! Além disso, lá dentro existia um saunário enorme com quase 15 saunas diferentes. Foi uma excelente forma de terminar o dia a relaxar!



Termino a dizer que fiquei muito surpreendida com as pessoas. No geral, fomos bem recebidos e acolhidos em todos os locais onde fomos (tinha a ideia que eram pessoas mais frias e distantes) e a língua inglesa é falada em toda a parte. Pelo pouco que conheci é notório que, por tudo o que já viveram, dão muito valor ao estar com a família e à noção do tempo. Um povo civilizado e regrado, o que se reflete na organização das cidades. Não muito expansivos, mas gostam de se divertir, sendo que o vodka e a cerveja ajudam à festa (aqui aconselho a ter cuidado nas saídas à noite, pois é fácil passar o limite da sobriedade!)


E vocês, dreams girls, qual foi a vossa primeira viagem do ano? Já visitaram a Polónia? E que outras cidades europeias aconselham conhecer? Tenho de começar a planear o meu próximo destino e as vossas dicas serão muito bem vindas ✈🌍


By Tatiana*

6 comentários:

  1. boa tarde!

    ja tive a oportunidade de estar na polonia, e tive oportunidade de conhecer ambas as cidades mencionadas, embora em ocasioes diferentes.

    Cracovia, é uma cidade muito interessante, onde é facil nos entretermos e gastar dinheiro, uma vez que a oferta que existe de bares, restaurantes e lojas de revenda (que estao disponiveis muitas delas 24h), é muito grande.
    A igreija/catedral, no centro da cidade (dentro da muralha) é algo que nos faz ficarmos de boca aberta pela sua grandiosidade.
    Resumindo, é uma cidade virada totalmente para o Turismo, onde o seu ponto alto, é a proximidade aos campos de concentracao mencionados no v/ artigo, que sao algo que nos deixa completamente sem palavras. ADOREI.

    Breslavia, é uma cidade ainda "pouco" conhecida, mas lindissima, bem organizada e acolhedora. partilha tantos ou mais pontos turisticos que Cracovia,mas, coma particularidade de nao termos que estar em filas á espera de podermos conhecer cada espaço/edificio/monumento.

    Gostei muito do País ,da sua gastronomia e organizaçao e valores.

    Aconselho a visitarem, e se possivel a capital, Varsovia. :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite.

      Obrigada pelo teu comentário e pela tua opinião.

      Também fiquei encantada pelas duas cidades! E sim, numa próxima oportunidade visitarei Varsóvia também.

      :)

      Eliminar
  2. A amiga Polaca agradece e esta a espera da proxima visita :) :D :)
    PS. Adoro o relatorio e depois deste post fiquei com saudades....e muita fome! xD
    Beijihnos e muita sorte com tudo!!!

    ResponderEliminar
  3. Que fotos lindas, também gostava de visitar a Polónia um dia.
    Segui o blog.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/2018/02/sorteio-flash-ganha-um-bilhete-duplo.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As fotos são bonitas, mas ao vivo é encantador. Aconselho a viagem :)

      Obrigada*

      Também já seguimos o teu blog

      Eliminar