quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Menos açúcar, menos rugas




Todas nós já sabemos, mais ou menos aprofundadamente, que o consumo de açúcar faz mal ao nosso corpo de forma geral (e às nossas gordurinhas a mais), mas esquecemo-nos frequentemente que também é prejudicial à nossa pele! 

Teoricamente falando, esta desgraça (sim desgraça… quem é que não gostava de comer um bolo de chocolate inteirinho e em vez de engordar emagrecer que levante o dedo!) tem o nome científico de glicação - atenção que não sou especialista no assunto! Consiste num processo que une uma molécula de glicose com uma de proteína, do qual resulta instabilidade e a rutura da última. 
Para azar o nosso as proteínas da pele mais propensas à glicação são as mesmas que tornam a pele mais jovem, preenchida e firme: o colagénio e a elastina. Por isso a derme perde, progressivamente, a sua vivacidade e elasticidade, surgindo o aparecimento de rugas. Segundo os entendidos este processo começa a ter efeito a partir dos 25 anos. Por isso meninas está na altura de ir à luta!!! 

Não se sabe ao certo qual a quantidade de açúcar que é capaz de piorar o processo, por isso a melhor solução é prevenir... e prevenir é: MENOS AÇÚCAR! 

Desde o planeamento do casamento como forma de combater o stress, passando pelo Natal e passagem de ano - em que é impossível dizer que não a tanta tentação - que praticamente não passava um único dia sem tocar em açúcar (Wow, hoje até me assusto com esta afirmação!) 
Chegou o momento de parar, afinal de contas, Ano Novo, Vida Nova (enquanto for Janeiro conta como ano novo, certo?). Por isso comecei o meu “auto-desafio” há 1 semana (confesso que, entretanto, cometi 2 deslizes: 1 mão cheia de pipocas doces e 1 pastel de nata). Mas, mesmo assim foi o suficiente para notar diferenças, acreditem!

Além de R-E-S-I-S-T-I-R ser a palavra de ordem, incluí também alguns gestos simples, que partilho aqui com vocês (se quiserem também poderão utilizar e ver se resultam):
- Troquei o açúcar branco pelo mel;
- Optei por colocar canela nos batidos de fruta;- Aumentei o consumo de alimentos que ajudam na produção de colagénio (nem todos porque um dos meus problemas é ser um pouco esquisita), portanto só consigo ingerir aqueles que gosto, como: kiwi, tangerina, abacaxi, vegetais verdes escuros, frutas vermelhas, cenoura, abóbora, tomate - aprendi a gostar -, peixes, linhaça, semente de chia, aveia, castanhas, temperos (açafrão, noz moscada, pimenta vermelha, hortelã, salsa e alho);
- Para sobremesa escolho salada de frutas ou fruta da época.

Mas atenção dream girls não nos esqueçamos que são inúmeros os fatores externos e internos que contribuem para uma pele mais saudável: rotinas de beleza diárias com bons produtos, dieta equilibrada, menos stress/mais tranquilidade e, claro, beber muita água! Iremos dando mais dicas sobre todos eles e como os adaptamos à nossa vida. Fiquem atentas. 

Irei atualizando aqui o progresso do meu desafio. Quem se junta a mim? 

O que acharam das estratégias alimentares para reduzir o consumo de açúcar? Têm outras? Contem-nos tudo!


A caminho do nosso upgrade pessoal 🌟


By Tatiana

2 comentários:

  1. Adorei o post! Sejam bem-vinda à comunidade de bloggers de Portugal, espero que tenham muito sucesso!

    Segui o vosso blog, podem seguir o meu? :)

    www.aflormaria.blogspot.pt

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia! Ainda bem que gostaste do post, significa muito para nós :).

      Obrigada por nos seguires, espero que continues a seguir as novidades :).
      Seguimos-te com todo o gosto.

      Beijinhos.

      Eliminar