quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Spaghetti de batata doce com molho de caju – uma receita saudável e saborosa




No passado fim-de-semana foi dia me desafiar a fazer refeições mais saudáveis e alternativas (comparando com aquilo a que estou habituada). Tenho estado focada em manter uma alimentação mais equilibrada e saudável e, para isso, tenho a preciosa ajuda deste vasto mundo que se chama Internet para me inspirar.
E quem melhor que o Casal Mistério para nos aconselhar com os seus deliciosos petiscos? Conheço-os já há algum tempo, tenho os seus dois livros e adoro a simplicidade e amor com que cozinham e nos dão a conhecer este mundo delicioso. Portanto, lá fui eu (desta vez não ao livro, mas ao blog) ver as receitas lá publicadas.
Para o meu jantar de sábado inspirei-me num divinal spaghetti de batata doce com molho de caju que o Casal Mistério reproduziu do blog Pinch of Yum. Podes ver a receita original aqui.
Comecei por colocar os cajus mergulhados em água cerca de meia hora antes (na receita dizia duas, mas não tive tempo para tal). Depois, por cortar a batata-doce com um espirilizador (como da imagem abaixo) que comprei na Tescoma. Não vos vou mentir e dizer que este passo é tarefa fácil. Não, não é! É preciso paciência e jeito (pelo menos foi o que senti!).







Posteriormente escorri os cajus e num triturador misturei água (200ml), alho e flor de sal (na original refere sal, mas optei pela flor de sal) até obter um molho cremoso. Numa panela com o azeite já quente coloquei a batata-doce já cortada em fios (após a minha luta com o espirilizador! – acredito que com a prática vá melhorando), deixei cozinhar em lume alto, até ficar mole. Após isto, retirei a panela do lume e aproveitei o calor para colocar os espinafres até ficarem moles.
Por fim juntei parte do molho de caju, o cebolinho e o manjericão à batata e aos espinafres e mexi novamente. Retirei para uma travessa e coloquei o restante molho de caju por cima e temperei com ervas aromáticas a gosto (acabei por colocar mais do que a receita dizia, já que sou fã de ervas aromáticas!). Optei por decorar o prato com folhas de espinafres.

E VOILÁ…


Aqui fica a nossa sugestão para um jantar de fim-de-semana bem delicioso e saudável! Ficamos a aguardar as imagens e feedbacks dos vossos pratos.

Beijinhos e sorriam sempre mais!

4 comentários:

  1. Parece-me delicioso apesar de não ser muito fã de batata doce, vou fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica mesmo delicioso e daqui fala alguém que também não é (provavelmente o termo mais correto é "era") fã de batata doce :).
      Faz e depois dá-nos a tua opinião!

      Beijinhos*
      (Cláudia)

      Eliminar
  2. Bem, tem muito bom aspecto e, pela descrição, parece ser delicioso.
    Acho que no Jumbo já há embalagens de batata doce espiralizada ou em rodelas fininhas.

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou delicioso! Um prato a fazer várias vezes em casa :).
      Não fazia ideia que no Jumbo já existia, sem dúvida que teria facilitado parte de todo o processo. Tenho de procurar na próxima vez que quiser repetir, obrigada Bárbara!

      Beijinhos*
      (By Cláudia)

      Eliminar