quinta-feira, 8 de março de 2018

Yoga - A Nossa Primeira Aula

Há muito tempo que andávamos para experimentar Yoga e, há cerca de duas semanas, surgiu a oportunidade e não quisemos desperdiçá-la de todo.
A curiosidade surge do nosso interesse por tudo aquilo que nos conecta mais a nós próprios e ao mundo, a tudo aquilo que nos faz ser sempre mais e melhor. Portanto, tudo o que nos ajude a conhecer-nos melhor e nos dê ferramentas para nos focarmos em nós, é um interesse ao qual queremos sempre atender.
Bem como pelos seus benefícios já conhecidos e comprovados:
  • Força física: aperfeiçoada através das posições de Yoga;
  • Força emocional: desenvolvida com os exercícios de meditação que acontecem em movimento ou parado;
  • Aumento de flexibilidade: acontece simultaneamente com o ganho de força física;
  • Peso adequado: naturalmente o organismo começa a reequilibrar-se quando as três outras qualidades estão presentes.


E que melhor aula para começar que uma com foco no chakra do coração? Antes de mais convém referir que não somos especialistas neste assunto, pelo que se dissermos alguma coisa que esteja menos correta, agradecemos que nos corrijam!



Quando vimos o evento no Facebook na página Soul Sisters - comunidade criada pela nossa querida e inspiradora Inês Pimentel -, comentámos imediatamente: é mesmo aqui que vamos fazer yoga pela primeira vez. E lá fomos, apenas com o "material" a Susana nos disse para levar: roupa confortável e boa disposição (claro que não precisamos de dizer que com o entusiasmo que estávamos levámos tudo o que era preciso).
Chegámos ao espacinho da Susana e a primeira coisa que reparámos é que estava já tudo preparado para receber todos o que iriam à aula: uma original palete à porta para colocarmos os nossos sapatos já com alguns pares de chinelos ao lado para calçarmos; entrámos e, uma vez mais, já nos esperavam os nossos respetivos tapetes e mantas (sim, para além de ter sido num dia muito frio, a manta é essencial no relaxamento final); e toda a envolvência e ambiente do espaço com incenso e música que proporcionou uma maior entrega e bem-estar durante prática.



Como já referimos, esta aula de Yoga prometia trabalhar o chakra do coração, já que pretendia explorar posturas que nos ajudavam a "abrir" o coração, com o objetivo de trabalhar o amor: por nós, pelos outros, pelo que nos rodeia e, sobretudo, pela vida. E é precisamente isto que achamos interessante nestas temáticas, o objetivo intrínseco a estas práticas que nos elevam enquanto pessoa a um nível totalmente diferente daquele em que vivemos e sobre o qual, diariamente, não pensamos.


Um dos receios que levávamos (mais a Tatiana) era a falta de flexibilidade, contudo a realidade é que não é necessário ter muita flexibilidade para praticar Yoga, pois as capacidades de cada uma irão sendo desenvolvidas ao longo do tempo, consoante a sua necessidade. E, durante, a aula são dadas algumas opções (menos exigentes) caso não nos sintamos ainda confortáveis numa ou noutra postura, já que esta é uma prática essencialmente holística portanto, cada postura é adequada a cada pessoa individualmente, respeitando as suas limitações. Daí que para iniciantes (na nossa opinião e pelo que foi possível informar-nos) as recomendações são de que o Yoga deve ser praticado com a supervisão de um professor e, apenas mais tarde, ir-se desenvolvendo a prática sozinho.
Foi com esta experiência que descobrimos que existem vários tipos de yoga , em que não nos vamos alongar porque são mesmo bastantes, mas escusado será dizer que ficámos com o "bichinho" de experimentar todos eles para compreendermos o que mais se adequa ao nosso eu.

No fim, saímos mais leves, bebemos um chá, trocámos ideias, conversámos sobre vários temas e, percebemos perfeitamente que o Yoga, mais que uma prática é, sim, um estilo de vida que nos permite aceder a algo mais complexo, que nos transcendente.

E vocês, já experimentaram Yoga? Gostaram? O que nos recomendam nesta prática? :)


Nota: As imagens da aula utilizadas no post foram tiradas pela Susana, a quem agradecemos este registo.

12 comentários:

  1. Nunca pratiquei mas em breve espero faze lo.

    ResponderEliminar
  2. Tenho mesmo vontade de experimentar! E a vossa publicação reforçou-a ainda mais :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta que acreditamos que não te vais arrepender :) Leva a mente aberta e o coração no peito *
      Aguardamos que nos contes como correu e o que achaste.

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Adoro a motivação, mas ainda não é uma coisa que me atrai muito!!!

    Aprendi algo também sobre a flexibilidade, acho que é dos principais motivos que ainda não experimentei, mas agora entendi que não é assim tão importante.

    Beijinhos
    https://titicadeia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É algo que temos de ir com a certeza que temos vontade de experimentar, porque tempos de ir "disponíveis para". Um dia quando experimentares conta-nos a tua experiência, porque de facto a flexibilidade não é o mais importante.

      Beijinho *

      Eliminar
  4. Olá, sou nova seguidora!

    Não tenho foto no perfil de seguidora, mas também segui o vosso blog no blogs de Portugal e lá já tenho foto... :)

    Eu pratico regularmente yoga, adoro e tem me ajudado também a muitos níveis... ❤ Com a regularidade também irão notar cada vez mais os efeitos! :)

    Convido-vos a visitarem e caso interesse seguirem o meu blogue :)

    Beijinho ❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida Ana Rita :)

      Muito obrigada pelo teu comentário.

      É efetivamente uma prática que queremos muito que faça parte da nossa rotina ❤ iremos partilhando as nossas experiências e resultados.

      Beijinhos 🌟

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Não deixes de fazer aquilo que gostas e te faz feliz. Há sempre um espacinho na nossa agenda preenchida🌟

      Eliminar
  6. Hallo Claúdia & Tatiana.
    Fiquei a conhecer o vosso blog através do instagram, mas só agora, depois de um comentário da Tatiana num post meu, é que passei a seguir o vosso blog. 😅
    Agora passando ao tema deste post: YOGA
    Nunca pratiquei, mas antes já tive curiosidade, porém neste momento já não.
    Acho que perdi completamente o interesse.
    Beijinhos enormes. 😘

    ÚLTIMO VÍDEO NO CANAL | Canal A Kikii Delgadoo | Instagram | Blog 💕

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida ❤

      Sim, a magnificiência do universo e das pessoas é cada uma ter os seus gostos e interesses. Talvez um dia te volte a fazer sentido experimentar :)

      Beijinho*

      Eliminar