sábado, 31 de março de 2018

Roma, uma cidade que fica no coração

Dizem por aí que "recordar é viver" e hoje é tempo de relembrar a bonita cidade de Roma e mostrar porque devemos sempre tentar conhecer cada cantinho do Mundo, qualquer que seja o tempo que tenhamos para tal. 
Uma cidade de encantos, um país com uma gastronomia característica e rica em história. Que tal um fim de semana em Roma?



Esta publicação surge muito tempo depois da viagem, mas por ter sido a capital europeia que até hoje mais gostei, não poderia deixar de a partilhar convosco (convém referir que não conheço muitas capitais europeias, mas isso, no que depender de mim, também será rapidamente resolvido!). Salvaguardando que a publicação não pretende ser um "guia", mas sim um registo breve desta viagem que me marcou.

Foi há um ano que eu e o meu namorado fomos a Roma, na altura uma prenda de aniversário dele para mim e ansiava com grandes expectativas esta viagem. Até porque ambos gostamos de conhecer sítios que, para além de bonitos, tenham também história. Roma, sim, parecia uma excelente opção.

Podem perguntar-me: há motivos pelos quais vos aconselho a conhecer esta cidade? Claro! Motivos é que não me faltam! Os monumentos, toda a envolvente histórica característica, a componente fortemente católica com igrejas igualmente deslumbrantes, já para não falar da gastronomia que ao provar percebemos que é distinta e muito mais saborosa que a comida "italiana" servida em Portugal.

Aqui, vou restringir-me apenas aos monumentos, especialmente àqueles que mais gostei (que confesso que foram todos!).


Coliseu de Roma



Coliseu Romano é, sem dúvida, um marco na história desta cidade. Há quem o ache uma desilusão, há quem o adore, eu faço parte deste último grupo. Sim, adoro monumentos antigos que foram construídos com algum propósito e acho que só pela história, passo a gostar sempre mais de todos estes locais. Um monumento que nos transporta ao Império Romano, aos gladiadores, às batalhas... Vê-lo à noite, iluminado, é ainda mais bonito!

Panteão


O Panteão é daqueles monumentos que ao visitar Roma não pode, de todo, faltar no roteiro. Uma estrutura exterior linda, com um interior ainda mais belo e imponente. A verdade é que não tem muito para ver, mas tudo o que tem, vale muito a pena.

Campo de Fiori



O Campo de Fiori é um dos maiores mercados da cidade de Roma que decorre numa praça em que todos os dias (excepto Domingos), há de tudo um pouco à venda. Destaco as cores que se fazem ver em cada canto, o que o torna ainda mais apelativo e agradável.

Piazza Navona


Falar das múltiplas praças de Roma, sem falar de uma das mais emblemáticas (se não a mais emblemática) seria um enorme falha. A Piazza Navona é realmente enorme, bonita e recheada de lojas e, sobretudo, restaurantes onde se pode apreciar uma bela pizza ou massa. Com três fontes de água bem conservadas que, para além de as conseguirmos apreciar, conseguimos ainda assistir, simultaneamente, a vários espetáculos de artistas de rua, o que torna o ambiente bastante acolhedor.

Fontana di Trevi


Como não falar desta maravilhosa fonte que prima pelo seu romantismo e beleza? A Fontana di Trevi é realmente qualquer coisa de especial. Dizem que se deve deitar uma moeda, voltada de costas para a mesma, isto porque segundo reza a história: voltamos a Roma; encontramos o amor com um/a italino/a (se deitarmos duas moedas); casamos com a pessoa que conhecemos (se forem três). Bem, escusado será dizer que só deitei uma moeda à fonte (já encontrei o amor, mas claro que pretendo regressar a Roma um dia!)
O único ponto negativo? Está sempre a "abarrotar" de pessoas, o que torna difícil desfrutar, ainda mais, do local e ter melhores registos fotográficos (se bem que no último dia voltei bem à noitinha e estava bastante mais calmo!).

Piazza di Spagna


Um local bastante concorrido pelos turistas (como dá para perceber pela fotografia), não só por ser uma emblemática escadaria que é cenário de diversos filmes, como pelas ruas ao seu redor onde se encontram todo o tipo de lojas (sobretudo lojas muiiiito caras!).
Como em outros locais emblemáticos, a beleza da escadaria não dá para apreciar na sua plenitude pela quantidade de pessoas que por lá passa, mas não deixa de ser um local interessante e a conhecer.

Vaticano



Chamem-me louca, o que quiserem, mas ADOREI o Vaticano. Tal foi a forma como gostei tanto de estar no Vaticano que em três dias, voltei três vezes para o poder apreciar em diferentes alturas do dia (sim, louca, eu sei!)
É um local com qualquer coisa de extraordinário, a Piazza di San Pietro é enorme (só ali percebi a dimensão da praça onde se vêem tantas pessoas nas missas de Domingo, dadas pelo Papa, cabem mesmo milhares de pessoas naquele espaço!!). A Basílica é imponente, também ela de dimensões consideráveis e a subida à cúpula compensa pela vista magnífica sobre a cidade de Roma (mesmo a ter de subir degraus que nunca mais têm fim à vista, numa escada estreitíssima onde só cabe uma pessoa e mal...).
Ainda no Vaticano, vale a visita ao Museu do Vaticano, que reúne ali grande parte - se não toda - da sua história e onde encontramos a aclamada Capela Sistina: a obra-prima de Michelangelo.



Se me perguntassem se voltava já hoje, sem dúvida que responderia que sim. Até porque três dias é muito pouco para quem quer conhecer bem a cidade de Roma (e mesmo assim considero que já conheci bastante!). Faltou-me a visita a outros pontos (que ficarão para uma próxima visita), mas aproveito ainda para vos aconselhar a conhecer o bairro de Trastevere, boémio e com recantos bonitos e cheios de vida.

E vocês já foram a Roma? Ficaram curiosas? Qual vai ser a vossa próxima viagem? ♥
By Cláudia


Sorriam e viajem sempre mais*

10 comentários:

  1. Que saudades! Estive la no verão passado e voltava. É uma cidade magnífica! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. enquanto escrevi o post tive a mesma sensação! A cidade é linda e dá saudades só de recordar <3

      Eliminar
  2. Não me importava nada de dar umas voltinhas por lá!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Eu estive em Roma há uns anos e espero voltar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estive há relativamente pouco tempo e voltava já! Adorei 🙂

      Eliminar
  4. Quero tanto visitar essa cidade! Ando a fazer planos para visitá-la no meu final de curso, em jeito de viagem de finalista.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é um óptimo plano! Não te vais arrepender nadinha. Beijinhos 😘

      Eliminar
  5. Ainda não tive oportunidade de visitar Roma, mas é algo que quero mesmo muito fazer para o ano! Gostei muito!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Roma é uma cidade linda! Quando lá fores diz-nos o que achaste :)

      Obrigada*

      Eliminar