quinta-feira, 19 de abril de 2018

Produtos Capilo - prevenção da queda de cabelo

A denominada queda de cabelo é algo normal, pois depreende-se com o ciclo de crescimento capilar. Contudo, derivado a questões genéticas, hormonais ou por stress, esta queda de cabelo pode acentuar-se e passar a ser um problema. 
Desde muito jovem que tenho queda de cabelo, e já experimentei variadíssimos produtos. Atualmente, estou a utilizar já à cerca de 3 meses a linha da Capilo para queda de cabelo progressiva. 

Lembro-me de ser adolescente, estar na escola básica (ai como o tempo passa!) e já desabafar com a minha melhor amiga que estava com imensa queda de cabelo. E, claro, que se em tempos tinha uma densidade de cabelo até composta, hoje já não posso dizer o mesmo. Noto que tenho muito menos cabelo.

Percebi que a queda de cabelo é normal, deve-se ao ciclo de crescimento capilar e à sua renovação. Em média, um fio de cabelo tem um tempo de vida de 7 anos. Cresce durante 2-7 anos, fica em "repouso" durante 2 a 4 anos e, por fim, solta-se do couro cabeludo. Obviamente que o nosso bulbo capilar não fica adormecido e na fase de repouso de cada fio de cabelo, ele já está a trabalhar no crescimento de novos fios de cabelo. Todo este ciclo demonstra que é completamente normal que nos caia cabelo. 
O que acontece é que de pessoa para pessoa estes tempos diferem, e há quem tenha mais predisposição para um ciclo mais rápido, logo nota uma maior percentagem de queda de cabelo (eu faço parte deste grupo!) , o que nem sempre tem relevância se esta for proporcional ao seu crescimento.

Existem ainda outros fatores que interferem na queda de cabelo, tais como:

 Fatores intrínsecos


  • Genéticos;
  • Hormonais;
  • Stress.

Fatores extrínsecos


  • Época de ano (apesar de não existirem estudos que comprovem este facto, efetivamente o cabelo tem maior tendência a cair no fim do verão e princípio do Outono, talvez pelas diferenças de temperatura e pelos agentes agressores do Verão - água salgada, cloro de piscinas, exposição solar, etc.);
  • Cuidados capilares, como proteção solar;
  • Lavagem com água à temperatura adequada, preferencialmente tépida (água excessivamente quente provoca a perda de oleosidade natural do cabelo, o que consequentemente irá provocar danos no couro cabeludo e maior probabilidade de queda de cabelo);
  • Utilização de shampoo adequado ao tipo de cabelo.

Importa referir que em casos de queda acentuada de cabelo sem causa aparente, o melhor mesmo será procurar aconselhamento no nosso cabeleireiro habitual ou mesmo recorrer a um especialista de dermatologia capilar.

Eu já fiz vários tratamentos, comprimidos, ampolas, shampoo, "mesinhas" caseiras e de uns gostei e tive bons resultados, já de outros, nem por isso. Atualmente, estou a usar a linha de produtos da Capilo para queda progressiva de cabelo e tenho notado bons resultados.
Esta marca tem duas linhas similares, uma para queda de cabelo persistente e prolongada (a que estou a utilizar) e outra para queda de cabelo temporal e estímulo de crescimento capilar. Ambas são constituídas por peeling pré-lavagem, shampoo e ampolas pós-lavagem.
Mais uma vez, não sou um excelente exemplo no que toca a tratamentos e, a verdade é que nem sempre faço o tratamento completo, pois por vezes não utilizo o peeling (as vezes por falta de tempo, outras por falta de paciência). Mas, mesmo assim, acreditem que nestes 3 meses tenho notado grandes diferenças no crescimento do meu cabelo. Sim mantenho a queda normal, mas muito menos acentuada e tenho muitíssimos "cabelinhos bebés" a nascer.
Para mim, o único inconveniente é que as ampolas fazem com que o meu cabelo fique muito oleoso na raiz (e eu tenho tendência a cabelo seco), sendo que o tenho que lavar de 2 em 2 dias (e mesmo assim já é aguentar muito, porque às vezes a vontade é lavá-lo diariamente), mas julgo que este é um aspeto negativo comum a todos os tratamentos com ampolas (eu pelo menos nunca utilizei ampolas que não me deixassem o cabelo oleoso).

Esta linha de produto faz parte de uma marca espanhola Eva, que não esta à venda em superfícies comerciais, mas apenas nos cabeleireiros. Eu compro os produtos no salão do meu cabeleireiro de eleição Studio Rafael Marquezine, e sinceramente não vos sei dizer ao certo onde podem encontrar, mas certamente em algum salão que tenha esta marca à venda.


By Tatiana

Sorriam e sonhem sempre mais*

Sem comentários:

Enviar um comentário