quinta-feira, 3 de maio de 2018

Cronograma Capilar - uma rotina de cuidados capilares

O Cronograma Capilar, também conhecido como CC, consiste numa rotina bem definida de cuidados capilares. Hoje, damo-vos a conhecer melhor os cuidados capilares que também já se adotoram por estes lados. 
Com as suas complexidades e especificidades,aqui explicamo-vos como foi iniciar todo este processo.



Hidratação, nutrição e reconstrução, já ouviram falar? Pois bem estes, segundo os entendidos na matéria, constituem passos essenciais para um cabelo de sonho. Mas vamos lá ver, será que basta agarrar numa máscara que refira cada uma destas etapas, aplicar no cabelo e já está? Dream girls, isto é um assunto muito mais complexo do que aparenta e é disto que hoje vos vou aqui falar. Afinal de contas é quase preciso tirar um curso para entender realmente o que é o Cronograma Capilar.

A minha relação com o CC iniciou-se após ouvir colegas de trabalho falar do mesmo, fiquei com "a pulga atrás da orelha" (até porque eu sabia que o meu cabelo precisava de algum mimo que eu desleixava) e elas lá me adicionaram ao um grupo do Facebook: Cronograma Capilar - PortugalⓇ. Ainda demorei a ter alguma vontade e também disponibilidade para explorar o grupo, até ao dia em que pensei "tem de ser hoje" e foi... Posso dizer-vos que li, reli, vi feedbacks, vi álbuns e mais umas quantas coisas até entender onde me focar. Mas tal como as regras do grupo abordam e recomendam é que devemos recorrer à publicação marcada, onde encontramos as definições de tudo (e quando digo tudo é mesmo TUDO!) o que tem a ver com o cabelo e respetivos "tratamentos" e, sobretudo, os diversos esquemas de CC específicos para o nosso cabelo. Ora bem, há 5 esquemas principais:
  • Cabelos saudáveis (que não têm química nem utilizam fontes de calor);
  • Cabelos danificados (que não têm química mas utilizam fontes de calor);
  • Cabelos muito danificados (com química e com uso ou não de fontes de calor);
  • Cabelos descolorados (com descoloração/madeixas ou com química que só sejam lavados 1 a 2 vezes por semana);
  • Cabelos elásticos (com corte químico e cabelo elástico).

Primeiramente enquadrei o meu cabelo no CC de cabelos danificados, pois não tem química, mas costumo utilizar secador. Basicamente tenho o cabelo oleoso na raíz, o que me faz ter de o lavar todos os dias (sim, sei que faz mal, mas é mais forte do que eu, sou incapaz de sair à rua com o cabelo capaz de fritar um ovo!), percebi que dá para fazer o CC, desde que na semana escolha três dias para aplicar as máscaras da respetiva fase (Hidratação, Nutrição ou Reconstrução), em que tenha pelo menos 48h de diferença entre as mesmas. Quanto aos restantes dias faço a lavagem normal: shampoo e condicionador (e não malta, a máscara não substitui o condicionador, enquanto a primeira abre as cutículas, o segundo fecha-as!).

Depois foi a vez de perceber que produtos poderia adquirir, recorri aos álbuns do grupo em que as máscaras estão divididas segundo a fase a que correspondem (e não, não se deixem levar pelo que diz na máscara, por vezes diz que é uma máscara de nutrição e no fundo é de hidratação, tem tudo a ver com os ingredientes! Mas se não souberem, as meninas do grupo são super simpáticas e acessíveis e ajudam a perceber qual a fase em que a vossa máscara se enquadra, não tenham receio de perguntar...
Um dos fatores que tive em consideração foi, para além dos preços, o tempo de atuação, sendo que o mesmo aparece descrito na descrição da foto da máscara. Dei primazia a uma máscara mais acessível com um tempo de atuação menor (porque convenhamos não tenho assim tanta paciência para esperar que uma máscara atue). Assim, optei para a fase de Hidratação e Nutrição por duas máscaras da Garnier (adquiri na Maquibeauty com preços bem mais convidativos que no supermercado - aqui e aqui), que atuam em 3-5 minutos e, para a fase de Reconstrução, dado que no meu CC só a faria uma vez por mês, optei por uma máscara de queratina da Haskell cuja atuação é de 15 minutos (adquiri na Tulsicosmetics).




Após isto foi complementar com um shampoo adequado - no meu caso para cabelos oleosos - e, como não tenho química, não preciso de ter tantos cuidados relativamente a ingredientes pouco recomendados como a quem tenha química, por risco de sofrer um corte químico (o hidróxido de sódio segundo o grupo é de evitar). Não esquecendo o leave-in que coloco no cabelo húmido, uso há algum tempo o UniqOne da Revlon, que não troco por nada, tem imensos benefícios, para além de facilitar o pentear e proteger de fontes de calor.

Estou a fazer o CC há um mês, para já só sinto o cabelo mais hidratado nas pontas, portanto ainda não vos consigo dar feedback fidedigno relativamente a esta rotina de cuidados capilares, até porque por vezes temos de ir fazendo testes para perceber se estamos a utilizar um produto que o nosso cabelo gosta ou pelo contrário. Portanto, vou-vos atualizando sobre este tema.




P.S.1: haveria imenso para falar sobre este tema, mas não sairíamos daqui tão rápido, portanto alguma dúvida perguntem-me ou recorram ao grupo que as pessoas são 5 estrelas!

P.S.2: também a Tatiana se está a iniciar nestas andanças do CC, mais ainda está na fase de perceber e interiorizar toda a matéria e também a escolha dos produtos. Brevemente, também ela, vos dará a sua opinião e feedback.



Por aí, ficaram curiosas sobre este assunto? Já fazem o CC? Que produtos utilizam e não abdicam no cuidados aos vossos cabelos? Queremos saber tudo! ❤


Sorriam e sonhem sempre mais (e com cabelos maravilhosos!) *

14 comentários:

  1. Como eu entendo essa sensação de "estrelar um ovo"! O certo é que desde que ganhei coragem para lavar o cabelo apenas a cada 2 dias o nível de oleosidade reduziu bastante e também ajuda o facto de (por gostar muito) ir variando os penteados entre apanhados de mil feitios, meios apanhados, fitas, ganchos, etc, pois quanto menos solto menos lhe toco, menos sensação de escorrido tenho! Obrigada pelas dicas 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim eu tenho que conseguir ganhar essa "coragem". Obrigada pelo conselho de apanhar o cabelo :)

      Eliminar
  2. Sem dúcida que uma vez por semana no mínimo faço uma máscara da novex e o cabelo anda sempre bom! =)
    Beijinhos,
    https://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim fazer mascara ajuda, mas o CC vai além disso, é alternar mascaras de hidratação, nutrição e reconstrução consoante o nosso tipo de cabelo :) O resultado compensa imenso o esforço e investimento!

      Eliminar
  3. Ainda não comecei o meu mas estou mortinha para começar :D

    Beijinhos,
    Melissa Sousa | Fábrica de Temperos
    OS JEANS DA ROSEGAL

    ResponderEliminar
  4. obrigada pelo comentário <3
    ainda não fiz, mas também tenho muitos cuidados com o meu cabelo :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão importante e desleixamo-nos tanto, por vezes! Eu já noto algumas diferenças em algum tempo, portanto estou ansiosa por ver o meu cabelo daqui a uns tempos.

      Beijinhos.

      Eliminar
  5. Damn tanta coisa! A única coisa que ponho no cabelo é shampoo ( e sou muito picky!!) e as vezes condicionador e heat protector!
    Adorei o blog — estou a seguir! Gostava muito que me seguisses também!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, tive o mesmo pensamento quando comecei, tanto que nem sabia bem por onde começar, ahah. Mas tem corrido bem e depois começa a ser mais fácil!
      Há coisas que fazem realmente diferença, experimenta :D

      Beijinhos e obrigada por seguires!
      Vamos passar pelo teu e seguir também :*

      Eliminar
  6. Preciso voltar ao meu cronograma, descuidei :(

    http://gotasdecafe.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, com o stress do dia a dia e tantos a fazeres é fácil descurar da nossa rotina de cuidados.

      Mantém o foco querida, vale a pena pelo resultado :)

      Eliminar
  7. Ainda não fiz um CC, ando a pensar nisso... :D Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensa, dá algum trabalho mas vale muito a pena.

      Obrigada e igualmente :*

      Eliminar