sábado, 9 de junho de 2018

Meditar - como iniciar e benefícios

A meditação é poderosa e, quando praticada com mente e coração aberto, pode incitar as mudanças que tanto procuramos na nossa vida. Revela-se um processo inicial de transformação de nós mesmos e de autoconhecimento.




A meditação é uma técnica que tem a finalidade de encontrar o equilíbrio das nossas emoções e pensamentos, de forma a lidarmos o melhor possível com os acontecimentos das nossas vidas, com vista a um estado de tranquilidade e paz interior.
É um tempo que dedicamos a nós mesmas, mesmo que sejam 5 minutos, acreditamos que vale a pena. 
A meditação tem múltiplos benefícios (ver todos aqui), entre eles:
  • Relaxamento (reduz o stress);
  • Saúde (reduz a tensão muscular, a pressão arterial, melhora a circulação sanguínea);
  • Concentração;
  • Melhora o desempenho;
  • Paz e harmonia;
  • Autoconhecimento.

Iniciarmo-nos no processo de meditação nem sempre é fácil e, claro, depende muito da pessoa que somos e de fatores internos e externos. Há pessoas com mais e outras com menos dificuldade em meditar, por vezes, há pessoas que por mais vontade que tenham de meditar há sempre “desvios” do pensamento que tornam mais complexo manter o foco na medicação que estamos a realizar. Contudo, por experiência própria, vai ficando mais fácil com o tempo e com a prática (mas ainda há muito para melhorar!), até porque o objetivo da meditação é mesmo deixar que a nossa mente se desligue dos mil pensamentos que a ela ocorrem.

Inicialmente, a forma mais fácil de começar a meditar (na nossa opinião) é com meditação guiada, que facilita a introdução da mesma na nossa rotina. Esta consiste num áudio, com duração variável (geralmente de 5 a 30 minutos) e com diferentes finalidades e/ou intensidade, que permite seguir palavras que nos são direcionadas para nos guiar a um estado subsconsciente de meditação. Na internet conseguimos encontrar muita oferta nesta área, pelo que só têm de procurar a que melhor se adequa a vocês e ao que procuram, por aqui somos adeptas de aplicações, utilizamos a Headspace (Android e iOs) e o Calm (Android e iOs), contudo, numa outra publicação falaremos melhor acerca das mesmas.

Para conseguirmos que a meditação tenha o sucesso pretendido (ou se aproxime mais disso) é necessário termos presente que temos de promover o ambiente de modo a ser mais propício à mesma. Alguns fatores que poderão influenciar a tua prática:
  • Escolher um local tranquilo e sem estímulos externos; 
  • Criar um ambiente propício à meditação, consoante aquilo que também nos faz sentido (velas, cristais);
  • Encontrar uma posição confortável (a mais utilizada é a conhecida posição de Lótus, mas podem utilizar-se outras - deixamos uma imagem abaixo)
Imagem retirada do Pinterest

Importa referir que, tal como defende o budista Monja Coen, pôr em prática a meditação não implica necessariamente este "método tradicional" com postura sentada e olhos fechados. Esta pode ser bem mais simples e aplicável no nosso dia-a-dia, como por exemplo, fazer uma caminhada em que a pessoa respira tranquilamente, presta atenção aos sons, às cores e a toda a natureza que a rodeia.

Nós e a prática de meditação

Depois de nos iniciarmos na meditação podemos partilhar convosco que as principais mudanças que sentimos em todo este processo é, essencialmente, a tranquilidade e paz interior – que muitas vezes temos dificuldade em encontrar de outra forma –, a par da leveza da nossa mente que nos leva a sentirmo-nos também nós ‘leves’. Podemos, também, dizer-vos que meditar antes de dormir ajuda, realmente, a fazê-lo de forma mais tranquila, desligando-nos da agitação do dia-a-dia e acalmando a mente.

Confessamos que é algo a que nos tivemos que predispôr a realizar como uma outra qualquer rotina diária pois, no princípio, era facilmente não realizada e ficava recorrentemente "para amanhã, porque agora não tenho tempo". Acima de tudo, encaramos esta prática como um ritual de mimo-próprio, em que nos damos prioridade para desligar para nos focar somente em nós.

Apesar de tudo, sentimos que ainda temos muito para evoluir relativamente a esta área, porque há, efetivamente, todo um mundo para explorar que nos cativa cada vez mais a cada dia. Não há sentimento melhor que sentirmo-nos leves e com tranquilidade na mente e no coração.



E vocês, dream girls, ficaram com vontade de começar a meditar? Já meditam? Têm dicas para partilhar connosco?
Gostaríamos muito de saber a vossa opinião sobre este tema. 💛








Descobre como podes aplicar a Meditação a bordo de um avião

6 comentários:

  1. Já é algo que quero à muito tempo incluir nas minhas rotinas, mas tenho sempre adiado :)
    Beijinho *

    https://w-m-mind.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  2. Faz parte da minha rotina e aconselho toda a gente :)
    Os benefícios são maravilhosos!!

    Beijinhos <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo, temos descoberto o que meditar pode ter de melhor :)

      Beijinhos.

      Eliminar