terça-feira, 3 de julho de 2018

Sorrisos Partilhados #2 - O que esperar de um amigo

Quando no dicionário procuramos o significado da palavra amizade surgem palavras como: afeição, estima, simpatia; camaradagem, companheirismo, cumplicidade; entendimento, compreensão; dedicação, bondade.
Mas poderá um sentimento tão poderoso ser reduzido a apenas sinónimos ou palavras relacionadas? Afinal, o que esperamos de um amigo?


Encontramos também a definição:

Sentimento de simpatia recíproca entre duas ou várias pessoas independente de um vínculo sexual ou de parentesco. Uma espécie de semelhança entre pessoas, um ser que seguirei até o exílio, que defenderei com todas as minhas forças, é uma disposição permanente que decorre de uma escolha livre e recíproca.


Acreditamos que cada pessoa tenha para si a sua própria definição de amizade, mas mais do que o significado da palavra, na rubrica de hoje dos Sorrisos Partilhados procuramos saber, perante o olhar reflexivo e distinto de duas escritoras e bloggers, o que se pode esperar de um amigo?

Ana, escritora no seu blog Annie Lune. Menina decidida, numa sucinta reflexão revela que de um amigo espera:

"Um mundo de amor. Carinho. Compreensão. Abraço. Um porto de abrigo.
Saber que estará ali todos os dias, a qualquer hora e que não haverá vergonha de chorar ou sorrir.
Não haverá inveja, maldade.
Ser amigo é a coisa mais fácil deste universo quando encontramos as pessoas certas.
Ser amigo é apenas dar o coração.
E é exatamente isso que eu espero deles,
o seu coração."



Quando perguntámos à Andreia, autora do blog As gavetas da minha casa encantada, esta como tanto nos habitua, deu-nos uma resposta recheada onde primeiro refletiu sobre o conceito de amizade e ser amigo:

"Um amigo é, por definição, alguém que está ligado por uma afeição reciproca. E é este nível de companheirismo que eu espero quando uma pessoa entra na minha vida com essa premissa, até porque não sei viver de outra forma.  Acredito que a amizade é o traço mais bonito do amor, pela sua base genuína, que nos permite sermos quem somos, sem receios, sem máscaras, sem falsas modéstias; a amizade abre-nos a porta do coração e espelha a nossa essência, porque caminhamos num terreno seguro, sem julgamentos."

Posteriormente revela-nos então que "Por isso, de um amigo espero, acima de tudo, verdade - só assim esta relação se prolonga no tempo. Só assim resiste a ausências físicas prolongadas. Só assim se consegue um equilíbrio entre o estar e o ficar - quando é autêntico, isso acontece invariavelmente, pois há um lugar no nosso coração que [n]os transporta para qualquer lado.
Um amigo não tem que estar sempre disponível, nem tem que compactuar com todas as nossas ideias e atitudes. Porque, quando existe esse nível de verdade, entende-se, aceita-se e respeita-se. Portanto, aquilo que eu espero dos meus amigos é que preservem sempre os seus valores e as suas convicções; que se façam presentes em todos os momentos que eu precisar de colo ou de celebrar uma vitória, e em todas as outras ocasiões que se sucedam no meio dessa linha temporal – a maneira como conseguirão isso não importa assim tanto, o que importa é sentir que o fazem com todo o seu coração; que me saibam dizer não, porque nenhuma amizade sobrevive a cedências unilaterais. E, mais do que esperar, desejo que exista sempre espaço para um grau de loucura partilhada, que nos possibilite olhar uns para os outros e perceber que não poderíamos estar em mais nenhum lugar que não na vida de cada um.
Tenho a forte certeza de que um amigo não deixa de ser uma extensão de nós, mas com identidade própria. No meio de tanta espera, o que mais quero é saber que os meus são a minha fortaleza, independentemente de tudo, porque entendemos, desde cedo, que é o sentimento que prevalece, e que nada terá o poder de o diminuir".


Para nós, aquilo que mais esperamos de um amigo é verdade, cumplicidade, reciprocidade, companheirismo e a partilha de sorrisos e sonhos, lado a lado, independentemente da distância que nos separe, das circunstâncias da vida e o caminho que cada um poderá tomar. Pois, quando se quer, o longe faz-se perto e não existem impedimentos para manter e fortalecer a amizade que nos uniu.



Relativamente a este tema, esperamos ter-te feito refletir sobre o conceito de amizade e não só na perpetiva daquilo que esperas de um amigo mas, também, no que lhe podes dar. 


Têm sugestões sobre outros temas que gostassem de ver aqui falados? 💓


Na anterior rubrica dos Sorrisos Partilhados refletimos acerca do Impacto das redes sociais nas nossas vidas

6 comentários:

  1. E mais uma vez a Andreia disse tudo :) também eu penso assim como ela, para mim a amizade e mesmo isto é quando conheço e gosto de uma pessoa faço por a valorizar e não a perder, nem sempre é fácil pois dou muito de mim as pessoas e já me desiludi mt mas e mesmo assim que se aprende
    Bjinhosss às 3*
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Matilde, a verdade é que desilusões fazem parte da vida mas são elas que nos fazem evoluir :)

      Obrigada pela tua partilha*

      Eliminar
  2. Foi um privilégio enorme fazer parte desta reflexão. Muito obrigada pelo convite e pela oportunidade <3

    Beijinho grande*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh querida Andreia, para nós também foi um gosto enorme contar com a tua participação. Gostamos muita da tua escrita e agradecemos a tua dedicação <3

      Beijinho grande*

      Eliminar
  3. Lindo e verdadeiro. Obrigada pela partilha <3

    ResponderEliminar