quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Dormir | 7 dicas para um sono tranquilo

Acreditamos que a nossa felicidade está proporcionalmente relacionada com o "ser-se saudável". E o "ser-se saudável" envolve imensas vertentes sendo que uma delas é, sem dúvida, o nosso padrão de sono.
Contudo, é bastante frequente, descurarmos esta atividade que tão importante é, mas não nos esqueçamos que aproximadamente 1/3 da nossa vida é passado a dormir.



Dormir é uma das atividades humanas mais necessárias ao nosso bem-estar! É tão importante dormir, como nos alimentarmos saudavelmente ou praticar exercício físico, pois é durante o sono em que o nosso organismo recupera e restabelece os níveis basais de energia, que o corpo recupera os tecidos, músculos e ossos, e que o sistema imunológico é fortalecido.
Um aspeto essencial é que não só temos que ter em consideração o número de horas de sono que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é de aproximadamente 8 horas por noite mas, também, a qualidade do sono.
A qualidade do nosso sono está diretamente relacionada com o funcionamento do nosso sistema cerebral e cognitivo, com a eficácia de resposta a estímulos e com a capacidade de memória.


Como começámos por dizer logo no início desta publicação é que acreditamos que o ser saudável está relacionado com a nossa felicidade, a prova disso é a existência de estudos que comprovam que a diminuição da qualidade do sono tem efeitos negativos sobre o nosso humor. Tais estudos afirmam que se não descansarmos o suficiente, teremos maior predisposição para nos sentirmos tristes, cansados e stressados. Por sua vez, se o padrão de sono for eficaz e regular nota-se um aumento na vitalidade, felicidade e capacidades diárias, com impacto na concretização de tarefas e resolução de problemas com os quais nos vamos deparando.

E, porque um dos principais motivos deste cantinho é promover felicidade, vamos partilhar com vocês alguns truques que ajudam a aumentar a qualidade do vosso padrão de sono.


1. Tem uma hora certa para acordar e deitar

Sabem aquele ditado "faz o que eu digo, não faças o que eu faço"? Pois, aqui está ele. A verdade é que -falando da nossa experiência pessoal -, a nossa profissão não nos permite ter um padrão regular para nos deitarmos e levantarmos.
Contudo, garantimo-vos que em período de férias o tentamos fazer, e sim, resulta! Quando mantemos uma rotina horária sentimo-nos com mais energia e capacidade de gestão do dia-a-dia.

2. Evita aparelhos eletrónicos 

Utilizar telemóvel, ver televisão, estar no computador ou tablet estimula a nossa atividade cerebral, por isso são atividades que devemos suspender cerca de 30 minutos antes de ir para a cama. É um aspeto difícil nos dias de hoje, mas não impossível (pensem nisso...).

3. Não realizes exercício físico à noite

Praticar exercício físico, sim, mas não antes de ir para a cama.
A prática regular de exercício físico induz a libertação de neurotransmissores que provocam a sensação de bem-estar, atenuando o stress e a ansiedade. No entanto, acelera a frequência cardíaca e, consequentemente, todo o organismo sente este impacto, sendo que o ideal é suspender estas atividades cerca de 4 horas antes de ir para a cama.
À noite, o melhor será optarmos por atividades que promovam o relaxamento, tais como, o yoga, o tai-chi ou a meditação.

4. Evita cafeína à noite

Bem sabemos que a cafeína é um estimulante cerebral, portanto, é de evitar o seu consumo à noite. Nada de café ou bebidas que contenham cafeína, como alguns refrigerantes e bebidas energéticas (por exemplo: coca-cola e red bull) e chá verde, após o final da tarde.

5. Torna o ambiente do quarto agradável

O quarto é o local onde devemos estar relaxados, portanto tudo o que for relacionado com trabalho e preocupações deve ficar fora dele. Este é o nosso cantinho para relaxar e dormir e, não deverá servir para muito mais que isso. O que torna compreensível que um ambiente escuro e silencioso seja promotor de maior relaxamento. 
Se se tornar mais fácil, podes ouvir uma música relaxante e tranquila antes de dormir. E, se possível, tentar criar uma temperatura amena que também facilita o sono.

6. Aprende a gerir o stress

Esquecer o stress na hora de ir para a cama é imprescindível. Antes de ires dormir evita pensar nas tarefas do dia seguinte, opta antes por fazer algo que te dê prazer e tranquilidade, como ler um livro, ouvir uma musica tranquila, meditar, conversar com um amigo.
Podes também beber uma chá quentinho e com propriedades de relaxamento, como por exemplo camomila e erva-cidreira.




7. Toma atenção à alimentação ao jantar

Tenta optar uma refeição ligeira na hora de jantar, pois as refeições pesadas tornam mais difícil adormecer e fazem com que o sono possa ser mais agitado e superficial.
Mas, se tiveres fome perto da hora de te deitares, opta por algo leve, como um iogurte natural ou uma peça de fruta.


E vocês, dream people, que outras estratégias utilizam para ter um sono tranquilo? 
Já conheciam e já colocam em prática alguns dos conselhos que vos deixámos? 


Sorriam e Sonhem (durante o vosso sono tranquilo) sempre Mais*

11 comentários:

  1. Já tive graves problemas com o sono, por isso tive de criar toda uma rotina de sono saudável, hoje em dia confesso que não ligo muito, mas ponho em prática 6 das 7 dicas. Ainda não consigo dispensar dos aparelhos electrónicos à noite :|

    Beijinhos ^^
    O blog da Mó | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh que bom receber esse teu feedback, e que felizes que ficamos por terem resultado contigo :) Dormir e ter um sono reparador é mesmo muito importante.

      Experimenta fazer um desmame de aparelhos eletrónicos à noite, por exemplo 1 dia por semana no primeiro mês, 2 dias por semana no segundo :)

      Beijinho*

      Eliminar
    2. Obrigada pela dica, tenho mesmo de começar a fazer isso, em prol da minha saúde ^^

      Eliminar
  2. Ter uma rotina de sono é muito importante, no entanto, também peco muito ainda nesse aspeto. Sou estudante, então com idas ao café e saídas à noite a rotina sai toda ao lado. Também adoro tomar café depois das refeições, por isso, depois de jantar é quase obrigatório.
    No entanto, já vou usando certas dicas, de formar a dormir bem e a aproveitar da melhor forma o meu dia :)
    Gostei do post, beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, a nível de rotinas de sono também não conseguimos ser o melhor exemplo devido aos turnos que fazemos. :/ mas é por isso que nas noites que dormimos em casa tentamos ter o máximo de um sono tranquilo e reparador.

      Quando ao café à noite, deixo a dica para tentares substituir por descafeinado. Eu (Tatiana) também adoro o saborzinho do café após as refeições, por isso substitui ;)

      Beijinho, e muito obrigada pelo teu comentário*

      Eliminar
  3. Ando mesmo a precisar deste tipo de dicas! Vou experimentar já hoje e se resultar comigo vou continuar a fazê-las, como se fosse uma rotina, todos os dias!

    Visita o meu blog!
    http://incontro-verso.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperamos sinceramente que te ajudem a dormir melhor :)
      daqui a 1 mês vem contar-nos como correu esta implementação de novas rotinas de sono!

      Um beijinho nosso*

      Eliminar
  4. Tinha o hábito de ouvir música a adormecer, até que fiquei com problemas de pesadelos durante meses. Depois o médico explicou que era disso, parei com isso e os pesadelos passaram.
    É muito importante dormir bem
    Obrigada, excelente partilha

    Convido-te a ler o novo capítulo Um Oceano entre nós - III
    Espero que gostes.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim em adolescente também tinha esse hábito pouco saudável, que resulta no constante funcionamento da nossa atividade cerebral, quando na hora antes de sono é esperado que esta comece diminuir. E consequentemente conduz a noites "mal dormidas".

      Muito obrigada pelo teu comentário e partilha :)

      Um beijinho nosso*

      Eliminar
  5. Eu não tenho problemas em dormir, o meu único problema é falta de tempo para o fazer. Dormo muito pouco, 5/& horas por noite, é desgastante na verdade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh querida, é durante o sono que o nosso organismo se restabelece e ganha energia. E se não lhe damos tempo para isso, ao longo dos anos tal facto irá repercutir-se. Cuida de ti, nada é mais importante que nós mesmo :)

      Beijinho*

      Eliminar