quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Projeto Casa Assombrada - O Internato

Este será um post breve, pois não podemos revelar muito sobre a experiência para não estragar as futuras experiências de quem ainda não foi mas está a pensar ir ou já tem marcação (restam poucas datas disponíveis de acordo com a página, portanto corram!)



Trata-se de um teatro imersivo, desenvolvido pelo Teatro Reflexo, que se baseia no terror. Especificando: é uma peça na qual os atores interagem connosco público, uma vez que a história se vai desenrolando à nossa frente e na qual, também nós, podemos fazer parte a qualquer momento. Esta história, particularmente, envolve o tema do um internato onde aconteceu um crime e quem lá viveu ficou mentalmente muito perturbado. Agora imaginem este cenário a acontecer à noite, numa casa antiga no meio de Sintra (só por si, muito assustador!).

Há muito que andávamos a tentar conseguir vaga mas, infelizmente, não é uma missão nada fácil. As marcações são feita pela página de facebook Projeto Casa Assombrada, por email e onde estão explicadas todas as indicações para tal. O problema é que as marcações são aceites consoante a "ordem de chegada" e, ou estamos muito atentos à data de novos projetos e enviamos email precisamente à 00h desse dia ou, dificilmente conseguiremos vaga no dia e hora pretendida (ou em qualquer outro!).




Começando pelos pontos menos positivos, salientamos a preparação dos atores para possíveis pessoas que não estejam tão disponíveis a participar e interagir da forma esperada. Não nos podemos esquecer que cada pessoa tem a sua forma de reagir ao medo e, como tal, têm que ser respeitadas.
Ainda a referir o facto de o email que nos confirma a reserva, mencionar que impreterivelmente teríamos de comparecer no local 30 minutos antes, sendo que a 5 minutos da hora da peça se iniciar, ainda existiam atores atrasados a entrar apressadamente. Claro que o suposto é garantir que o espetáculo se inicie à hora certa, mas não é  bonito exigirmos dos outros o que não conseguimos fazer, ainda para mais estando um frio de rachar e sendo que o local de espera é em pé, na rua, sem um sitio para nos abrigarmos o que não é, de todo, algo agradável.

Falando agora dos pontos positivos (que acabam por compensar os menos positivos), em relação à experiência em si, achámos que valeu a pena os 17€ (sim, parece caro, mas é uma experiência totalmente diferente!). Contudo, se fores muito exigente com experiências de susto e verdadeiro medo, é possível que não aches nada de especial (contudo não te esqueças que este é um teatro imersivo e não uma experiência de casa assombrada como já foi o projeto anterior de Belas).
Por outro lado, esta experiência permite-nos um envolvimento a nível cognitivo e mental completamente diferente (só por isso, é fantástico!)
Aqui, os atores, na sua grande maioria, também levam uns pontos positivos, devido à excelente representação de cada personagem e à forma singular como nos conseguiram envolver na história. Já para não falar da sua caracterização e figurinos (que está realmente muito boa) e, ainda, como a casa está aproveitada para nos proporcionar algo a que não estamos habituados.

O mais interessante deste tipo de experiências é que, no fim, percebemos em conversa com quem participou como nós que a história e a experiência não foi igual para todos, o que nos estimula no sentido a trocar perspetivas diferentes acerca da mesma história (o que achámos muito, muito interessante), e também a ficar com o "bichinho" para repetir e poder ter uma outra nova perspetiva!


Ficaram interessadas em conhecer melhor este projeto? Já experienciaram algo deste género? Contem-nos tudo nos comentários!

Muitos sorrisos e sonhos (e alguns sustos, neste caso!) para todas *

4 comentários:

  1. Bela discricao do assunto em questao.

    Adorei a experiencia ����

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que também partilhas da nossa opinião :). É, de facto, uma experiência fantástica e muito bem construída.

      Beijinhos e continua a acompanhar todas as novidades do blog*

      Eliminar
  2. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Sim, parece caro, mas é Terror. Terror é vida! Assistir, claro ahahaha
    Beijokitaz



    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderEliminar