terça-feira, 27 de março de 2018

Oil Pulling, técnica para branqueamento dentário

Hoje partilho com vocês uma técnica que coloquei em prática ontem pela primeira vez e que, até há bem pouco tempo desconhecia completamente: Oil Pulling. Partilho os seus benefícios e como fazer, bem como correu a minha experiência.


Confesso-vos que sou super preocupada e perfeccionista com o meu sorriso. Já utilizei aparelho dentário por duas vezes, já fiz várias vezes limpeza com jacto de bicarbonato para que os meus dentes ficassem mais branquinhos e já fiz, inclusivamente, um branqueamento a laser numa clínica. Este último correu pessimamente pois saí com uma mancha amarela enorme num dos incisivos centrais (isto aconteceu porque quando era miúda bati com o dente e essa zona ficou ligeiramente mais esbranquiçada que o restante dente - zona essa que não branqueou com o laser, logo, em volta ficou tudo branquíssimo e ali manteve a cor) já para não falar na durabilidade de branqueamento que foi cerca de 1 mês.

Ultimamente, tenho ponderado fazer novamente um branqueamento a laser, mas num dentista devidamente certificado e que me garanta que esta situação não se sucede novamente (conhecem algum que recomendem?). Ou já pondero também a colocação de lentes de contacto dentárias (sim isto existe!). Mas enquanto ganho coragem e reúno condições financeiras, vou optanto por outras técnicas alternativas. A primeira vez que ouvi falar do Oil Pulling foi no canal da Joana de Vivre. Ela é linda e tem realmente um sorriso fantástico e a técnica pareceu-me tão fácil e simples de fazer que resolvi experimentar.

Antes, pesquisei um pouco mais sobre os seus benefícios para a saúde, que são vários além do branqueamento dos dentes.


O que é o Oil Pulling?


É uma técnica que consiste em fazer bochechos com um óleo 100% natural (por exemplo óleo de côco, de sésamo, de girassol ou azeite), permitindo a libertação das toxinas e bactérias que acumulamos na mucosa oral. Assim, a não ingestão dessas toxinas, permite um efeito de cura em todo o organismo.

Como benefícios principais, encontrei:
  • Diminuição do mau hálito;
  • Limpeza e branqueamento dos dentes e prevenção de cáries;
  • Diminuição das inflamações nas gengivas;
  • Ajuda no tratamento de gripes e constipações;
  • Proporciona uma pele mais bonita e rejuvenescida;
  • Alívio da dor;
  • Previne doenças cardíacas;
  • Ajuda a combater as insónias;
  • Reduz enxaquecas e cefaleias;
  • Efeito benéfico na memória;
  • Aumento de energia vital.
É aconselhada a que esta técnica seja realizada ao acordar, ainda em jejum. E, para a sua eficácia, o procedimento deve ter a duração média de 15 a 20 minutos. Pode ser realizado todos os dias ou várias vezes por semana, não existe uma regra.
Podem ver mais informações aqui, que foi o site pelo qual me segui, maioritariamente, para redigir esta publicação.

Como foi a minha primeira vez no Oil Pulling?

Foi péssima!!! Querida Joana de Vivre não consigo compreender como consegues passar uma imagem tão bonita do sabor intenso que se faz sentir?!?
Utilizei óleo de côco, por ter um sabor mais leve e adocicado e, também, porque utilizo em algumas receitas e gosto. Mas efetivamente meter uma colher de óleo na boca e tentar bochechar não foi, de todo, uma experiência agradável! Não aguentei mais de 2 segundos!
Creio que não irei tentar de novo, apesar de todos os benefícios que vos referi. 


E vocês, dream girls, já conheciam o Oil Pulling? Já experimentaram ou faz parte da vossa rotina? Contem-nos tudo sobre os vossos truques e experiência com esta técnica.

By Tatiana

Sorriam e sonhem sempre mais*

4 comentários:

  1. Ouvi dizer que o sabor do oleo de coco é bastante agradável. ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É agradável, mas para mim não o é nesta técnica. Achei muito desagradável, mesmo.

      Eliminar
  2. Não conheci essa técnica, mas agora fiquei curiosa. Ando a pensar fazer um branqueamento de dentes. Não sei se aqui na minha zona há disso, mas vou ver.
    Segui o blog, gosto muito do conteúdo :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta e depois diz-nos o que achaste e, claro, se tiveste resultados :)

      Obrigada, também já te seguimos.
      Beijinhos.

      Eliminar