terça-feira, 10 de abril de 2018

Pudim de Chia

Desde que descobri o maravilhoso Pudim de Chia que este passou a ser indispensável no pequeno-almoço em dias de trabalho. Receita simples, rápida e com aporte nutricional indispensável para iniciar o dia da melhor forma.

Imagem retirada do Pinterest

Já é do vosso conhecimento que ADORO a refeição do pequeno-almoço. Sempre ouvi a celebre frase "o pequeno almoço é a refeição do dia mais importante", mas nem sempre lhe dei a devida importância. Felizmente, com o passar dos anos, fui-me apercebendo que efetivamente se na primeira refeição do dia ingerir os alimentos certos, consigo ter um aporte nutricional e calórico que me permitirá ter um restante dia mais equilibrado (comigo funciona!).

Contudo, tenho um grande inconveniente que é adorar dormir!!!! De manhã, levantar-me às 6:20h da manhã para ir trabalhar é um verdadeira tortura (felizmente trabalho por turnos e esses dias são apenas 1 ou 2 por semana!) e acabo por, na grande maioria das vezes, passar "mais 5 minutinhos" na cama (que na realidade são mais 15 ou 20 minutos), que me atrasam imenso e lá tenho que abdicar do pequeno-almoço mais completo e optar por algo rápido.

A primeira fez que ouvi falar (ou melhor, que li) acerca do pudim de chia foi no blog  da Pati o Fru-fruta. Pelo aspeto maravilhoso que ela passou nas fotografias, pelas diversas receitas e ingredientes possíveis de conjugar com o pudim e, ainda, por todos os benefícios da semente de chia, rapidamente decidi experimentar.


Começo por enumerar alguns dos Beneficíos da semente de chia:
- Sensação de saciedade por  um longo período de tempo;
- Rico em ómega 3;

- Fonte de cálcio;
- Fonte de ferro;
- Fonte de magnésio;
- Fonte de potássio


Importa ressalvar dois tópicos importante. Primeiro que para consumir esta semente é indispensável demolha-la com antecedência. E, segundo, que o consumo desta semente não é aconselhado a pessoas hipertensas, diabéticas, anticoaguladas ou com problemas gastrointestinais. (fonte)


Passando à receita que é tão simples e rápida!
Desde já vos digo que o nome "pudim" não corresponde às expectativas, nem de sabor nem de consistência. Creio que se deve apenas ao facto de, efetivamente, o líquido ganhar alguma solidificação, esta derivada ao "gel" que a chia liberta quando em contacto com a água.

Apenas precisamos de 2 ingredientes:

- Sementes de chia;
- Bebida para demolhar as sementes - eu costumo utilizar leite de arroz, mas pode ser qualquer outro leite que gostem, ou mesmo iogurte líquido ou sumo.

E agora perguntam vocês: quanto tempo? Pela pesquisa que vi não existe um período de tempo exato para demolhar as sementes de chia, mas cheguei à conclusão que deve ser entre 8 a 12 horas, para que as sementes consigam libertar os inibidores enzimáticos que inibem a nossa digestão, de modo a proporcionar todo o poder vital que a semente confere (num próximo post falarei sobre a importância e necessidade de demolhar certos alimentos).

Assim, o que eu faço é deixar as sementes de chia a demolhar na noite anterior, num recipiente de vidro, que coloco no  frigorifico. E de manhã, ao acordar, voilá: Pudim de Chia!

Por fim, é só juntar o que me apetecer no momento: cereais, fruta e frutos secos.


Ah, já me esquecia de vos dizer, que ao leite de arroz adiciono também, por vezes, algum tipo de proteína ou os meus queridos Macaccinos da Iswari.



Pudim de chia com frutos vermelhos, aveia e macaccino

Pudim de chia e linhaça com cereais, frutos vermelhos e mel

Ficam aqui algumas fotos dos meus pudins de chia (prometo que o sabor é muito superior ao aspeto e qualidade da fotografia).



By Tatiana
Sorriam e sonhem sempre mais *

8 comentários:

  1. Chia é vida ❤ Também dá para fazer uma receita parecida mas com quinoa, que é muito nutritiva :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com quinoa nunca experimentei. E juntas também fruta e cereais?

      Eliminar
    2. Fruta, só. A quinoa já é um "cereal" (pseudo-cereal, na verdade, mas tu entendeste xD).

      Eliminar
    3. Tenho de experimentar também, a ver se gosto mais da quinoa ou da chia :p.

      Eliminar
  2. Por acaso nunca experimentei pudim de chia, mas não me parece má ideia, pode ser que faça um dia destes.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt
    Segui de volta, beijinhos :)

    ResponderEliminar
  3. Nunca experimentei mas depois deste post fiquei com vontade de o fazer!
    Beijinho

    Adorei o blog, segui.
    doce-branca.blogspot.pt

    ResponderEliminar