terça-feira, 26 de junho de 2018

Aproveita o sol de forma saudável, protege a tua pele

Chegaram os dias de praia e chegou, também, a necessidade de relembrar os riscos da exposição solar. Se queremos desfrutar de um maravilhoso dia de praia sem consequências futuras é imprescindível proteger a nossa pele.


Eu adoro praia! Sou dependente do mar e conto os dias para chegar o Verão e poder ir dias inteiros para a praia. Sim, sou daquelas que gosta de ficar na praia desde as 10:00h (mais cedo não dá, porque acordar cedo não é para mim!) até já ser de noite. Mas, obviamente que para ficar o dia todo na praia, há cuidados que são imprescindíveis, o principal: proteger a nossa pele.

Muito se ouve dizer que para absorvermos vitamina D temos que apanhar sol. Sim, é verdade, mas com moderação e proteção!


Cuidados a ter com a exposição solar

- Devemos evitar as horas de maior calor, por isso, se tal como eu vais para a praia todo o dia, leva chapéu de sol e principalmente nas horas de maior calor (12h e 16h) permanece debaixo dele. Tenta ainda cobrir o corpo com uma t-shirt branca (cores claras refletem a luz e o calor).

- Procura praias com cafés de apoio perto, assim nas horas de maior intensidade solar, vai beber algo fresco e aproveita para fugir um pouco do sol. Pois estar à sombra não é igual a estar debaixo de um chapéu de sol, pelo facto que a areia da praia reflete os raios UV em cerca de 20%.

- A aplicação do protetor solar deve ser feita ainda em casa, cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol. E renovada a cada 2 horas, bem como, sempre após cada ida à água, mesmo que o protetor seja "water resistant" (não se iludam pois não existe nenhum creme que seja completamente resistente à água!).

- Não se esqueçam de além da pele proteger também os lábios com batons de cieiro com proteção UV, o vosso cabelo e couro cabeludo com protetores solares para o cabelo e os vossos olhos com óculos de sol com proteção UV (óculos sem proteção UV causam ainda mais danos que não usar óculos!).


No que toca a proteger a pele acredito que o mais importante não é a marca escolhida, mas sim o fator de proteção UV (que deve ser no mínimo +30). A verdade é que já utilizei protetores de "marca branca" e fiquei bastante satisfeita. Contudo, cá em casa optamos, normalmente, pela Nivea ou Vichy simplesmente pela sua consistência menos espessa.


Existem ainda aqueles protetores em spray e até uns que são incolores. Confesso que não sou adepta desses, apenas porque fico com a sensação que não são aderentes à pele e ter medo que não me protejam a mesma forma (mas eu sei que estou errada, e que a sua eficácia está igualmente comprovada). Mas sim, sei admitir que são bastante mais práticos!


O que queria mesmo salientar, e até mesmo pedir-vos, é para que por favor tomem consciência dos riscos da exposição solar. Se há algo que me custa a perceber é como é que com toda a informação que hoje em dia temos disponível, existem pessoas que ainda deixam apanhar escaldões? Desculpem-me mas não consigo perceber!


Mas dream girls, para manter o nosso equilíbrio orgânico, além dos cuidados com a pele, não se esqueçam de se hidratarem e alimentarem convenientemente. Levem água fresca, e optem por comidas leves como por exemplo saladas, sopa fria e muita fruta. É importante que estas vão bem acondicionadas em geleiras para que não se estragarem e, de preferência, levem 1 chapéu de sol a mais para proteger a vossa comida.


E vocês têm por hábito proteger a vossa pele durante a exposição solar?
Espero sinceramente que sim, e que mantenham esse hábito ou, então, ter despertado em vocês uma maior consciencialização para tal. 



Sorriam e sonhem sempre mais*




Principais fontes de informação: Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo e CUF saúde

2 comentários:

  1. É raro apanhar sol, e quando o faço é só depois das 17h :) devemos ter em atenção aà horas mais fortes e evitar a exposição
    Beijinhos

    ResponderEliminar