sábado, 26 de janeiro de 2019

5 Dicas | Como Controlar a Oleosidade da Pele e Cabelo






Se também tu sofres com pele oleosa, este post é para ti!


Pele



Este post vem na sequência de um desabafo que vos fiz no Instagram, sobre o facto de nas últimas semanas ter sentido a minha pele e, também, cabelo bastante mais oleoso. Não sei se poderá estar relacionado com o frio ou com os excessos alimentares ainda das festas natalícias, mas o que é certo é que é algo que me tem atormentado um pouco.

Pedi-vos que me dessem algumas dicas e truques de como superar este meu problema e hoje venho aqui partilhar as dicas que algumas meninas me fizeram chegar. Deixem-me desde já salientar que a minha especialidade não é de todo dermocosmética, pelo que o que fiz foi pesquisar um pouco sobre as dicas e comprová-las (ou não) com alguns factos científicos. E, dado que já estou a aplicar algumas delas, há coisa de 2 semanas e pouco, dar-vos-ei também o meu testemunho.

Dicas para peles oleosas


- Lavar a pele com água fria

Pois é, bem sei que está frio e apetece abrir a torneira da água quente para lavar o rosto, mas isso é um erro! Pois a água quente dilata os poros, produz oleosidade, e resseca a pele. O ideal é fazerem este procedimento sempre com água fria ou à temperatura ambiente que, para além de tirar o aspeto cansado do rosto, fecha os poros e deixa a pele com mais vitalidade.

Tenho aplicado esta dica e a verdade é que, juntamente com outros cuidados, noto a minha pele menos oleosa. Por isso agradeço esta lembrança!

- Beber água

Efetivamente alguns artigos relacionam a ingestão de água com a diminuição da oleosidade cutânea, contudo confesso que em mim isto não está de todo comprovado, pois se há algo que faço é beber pelo menos 1,5 litros de água por dia e, mesmo assim, surgiu esta fase de pele oleosa!
Contudo, se vocês fazem parte daquele "grupo" com dificuldade em beber água, deixamos-te aqui 7 estratégias para beber água.


- Evitar passar as mãos pela pele e cabelo

Uma dica tão simples que me chegou por uma seguidora, que às vezes inconscientemente nem nos damos conta de fazê-lo e não valorizamos. E ora aqui está algo que tenho que me controlar por não fazer, pois com o passar do dia e o cansaço a aumentar, facilmente levo as mãos à cara, e o cabelo é "o ata e desata" o dia todo (pois bem gostava de andar com ele solto, mas o trabalho não o deixa, e também certas tarefas não consigo de todo fazer de cabelo solto).

Nestas ultimas semanas tenho, então, prestado maior atenção para não o fazer e confesso que, pelo menos no cabelo, já noto menos oleosidade (mas sim, podem também estar associadas à mudança de shampoo e condicionador...).


- Argila verde para a pele e henna para o cabelo

Após uma breve pesquisa online, rapidamente percebi que esta é uma dica preciosa, pois efetivamente a argila verde, devido à sua composição rica em diversos elementos - como óxido de ferro associado a magnésio, cálcio, potássio, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selénio, cobalto - tem propriedades terapêuticas e é muito benéfica à saúde da pele.
Foram inúmeros os benefícios que encontrei (tantos que dariam um post completo), como tal enumero apenas aqueles que neste caso se destacam: propriedade absorvente, revitalizante, regeneradora, desintoxicante, exfoliante, cicatrizante, antisséptica, combate as bactérias e, por se fazer "peeling natural", elimina a oleosidade e impurezas da pele.

O que fiz foi alterar a máscara de argila da Sephora que já utilizava semanalmente (argila azul e/ou branca), que neste caso já não estava a ser adequada à minha pele. Passei a utilizar a máscara de argila verde na zona T, e argila cinzenta no resto do rosto.
Ah e em vez de fazer máscara 1 vez por semana, tentei ser mais rigorosa comigo mesma e fazer 2 vezes por semana. Estou bastante satisfeita e já noto a minha pele muito mais equilibrada novamente! 



Pele


- Linhas especificas de produtos para pele e cabelo oleosos

Pois é outra dica tão simples e que não estava a fazer. Tenho por hábito ser fiel à minha linha de cuidados, tanto de pele como de cabelo, que depois até me esqueço que as necessidades vão modificando.
Porque sei que vos surge a curiosidade desse lado, posso dizer que, para o cabelo, passei a utilizar a gama ClinicScalp da Joico, e para cuidados de rosto passei a utilizar o Effaclar Mat da La Roche-Posay.
Contudo, na minha opinião, é que o melhor mesmo é aconselharem-se com um especialista e escolher uma linha adequada às vossas necessidades e rotinas.



Pele

Espero que este post vos tenha sido útil. 
E aproveitando pergunto se têm alguma outra dica para mim para a pele e cabelo?

By Tatiana*


Se tens problemas de oleosidade na pele, mas também te surgem algumas borbulhas, aproveita para veres 7 dicas para acabar com as borbulhas.



3 comentários:

  1. A minha pele é mista, mas sempre pendeu mais para o oleosa. Agora, com o passar dos anos, noto imensas mudanças e acredito que seja também pelos cuidados que tenho com ela! Vou partilhar o vosso post <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a minha pele também é assim. Mas acho que o meu maior erro está em nem sempre lhe dár os cuidados que ela merece...:/

      Um beijinho, e muito obrigada querida Cátia*

      Eliminar
  2. Gostei muito das dicas, sobretudo porque também sofro com "este mal".
    Obrigada :)
    Beijinho grande

    ResponderEliminar