quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

A Minha Viagem ao México | Opinião, dicas e sugestões

Já não é surpresa que o meu destino de eleição é qualquer um que inclua sol, praia e muito calor!
Mas porque viajar não faz sentido se não for para partilhar experiências, aqui estou eu a revelar-vos tudo sobre a minha viagem ao México - Riviera Maya.


Este post já vem com alguns meses de atraso, mas não podia deixar de partilhar com vocês a minha experiência de conhecer e visitar o México. Antes de mais, acho importante dizer que é apenas a minha opinião, por isso, não se deixem influenciar e se têm vontade de conhecer (seja que país ou cidade for) vão e pronto, porque cada pessoa tem os seus gostos e experiências e isso modifica a opinião e perceção do local.

O México é aquele destino que me recordo desde sempre querer conhecer e ter na minha mente como a viagem de sonho e um destino paradisíaco. E foi esse o motivo pelo qual escolhi este destino de férias nesta viagem que fiz em Outubro: uma semana de sol, calor, praia, água quentinha e com tudo incluído para festejar o meu primeiro aniversário de casamento.


Hotel

Fiquei no Bahia Principe, Akumal e do hotel só tenho a dizer muitíssimo bem.

- Simpatia e atenção de todo o staff (que não era forçada, para receber gorjetas);
- Limpeza tanto dos quartos como de qualquer local do hotel e, inclusivamente, da linha de praia (onde algumas algas nos visitavam constantemente e eram retiradas todas as madrugadas);
- Menu de buffet variado e de boa qualidade sendo que, para mim, o facto de ter um restaurante 24 horas aberto com chef e comida feita no momento é um ponto muito a favor;
- As bebidas não serem restritas ou selecionadas. Pois o que muitas vezes acontece é que os regimes all inclusive apenas disponibilizam certas marcas, mais baratas ou alguns cocktails do dia e os restantes são a pagar à parte. Aqui não, estava efetivamente All Inclusive, por isso, é mesmo desfrutar com moderação e consciência;
- Animação variada tanto diurna como noturna, sendo que à noite decorre apenas num único hotel do complexo, permitindo o descanso e silêncio nas áreas restantes.

Clima

Sim, arrisquei um pouco em ir para o México em Outubro, eu bem sei! Mas como sou uma pessoa de feelings e pensamento positivo, não podia deixar de arriscar e acreditar que iríamos ter sorte. E não é que tivemos mesmo?!
Apenas no último dia choveu (mas isso acredito que foi o céu a chorar de tristeza por nos irmos embora ahahah), em todos os outros dias fomos brindados com um maravilhoso sol e as temperaturas de dia estiveram perto dos 28-30ºC e à noite perto dos 22ºC.

A Praia

Este aspeto foi, sem dúvida, o que mais me deixou desiludida. Mas eu explico...
A questão é que por eu ter o México como um destino paradisíaco a nível de praia, acho que ia com as expectativas muitíssimo elevadas.
Não é que a praia fosse má, e não o é de forma alguma, mas a nível de extensão de praia, de areia e linha de praia para caminhar é escassa. Algumas praias têm muitas pedras, tornando-se impossível de ir ao mar, sequer.

Mas o mar é calminho e a água é também quentinha (não vos sei precisar a temperatura, porque sou péssima a fazer esses cálculos) mas a minha medição exata é feita pela dificuldade ou não de entrar no mar e mergulhar, portanto, era muito boa!


Mas, mais uma vez vos digo, se este é um destino do vosso interesse não se deixem de ir por opinião nenhuma. Até porque pelo que já percebi e conversei com vários amigos e conhecidos estes têm outra opinião distinta da minha, portanto deve diferir bastante da zona em que ficamos instalados.


Visitas Obrigatórias

As excursões são caras. E não adianta comprarem pela internet, por grupos de portugueses que lá fazem excursões ou no hotel. São caras e ponto. Por isso, há que saber escolher e priorizar aquilo que vão à procura e que mais gostam.

Chichén Itza

Ir ao México e não visitar uma das 7 Maravilhas do Mundo, é como ir ao Vaticano e não ver o Papa!
Confesso que não sou a pessoa que mais adora cultura, arquitetura e história, mas confesso também que envolver-me em toda a história deste local fascinou-me particularmente.
Sim, tive a sorte de ter um guia espetacular, que nos contou cada pormenor. Mas, efetivamente, ver a dimensão deste local, reportarmo-nos a toda a história que ali está e o mais fascinante é o significado que escondido em cada detalhe da construção.


Eu paguei cerca de 85€ por pessoa (se a memória não me engana acho que foi mais ou menos isto, espero não vos estar a enganar) e incluía a ida ao Cenote. Falando em cenote, existem vários mas uma coisa é certa visitar um deles é, também, obrigatório! Foi talvez um dos locais mais dignos de cenário de filme em que eu já estive até hoje!
Esta excursão é possível de fazer sem operador turístico, alugando um carro ou de táxi. Mas, sinceramente, acho indispensável ter um guia no local para realmente se entender os detalhes e a história, pois se não, não passará de um amontoado de estruturas em pedras com figuras e animais.

X'caret

Aqui falo sem conhecimento de causa, porque não fui. Como vos disse as excursões têm todas um custo muito elevado, pelo que apenas fui a Chichén Itza. Mas se o tempo voltasse atrás, por tanto que ouvi outros hóspedes dizerem bem, hoje teria ido de certeza.
Trata-se de um parque temático e de diversões ecológico, no qual são mostrados os aspetos culturais mais representativos do México e do povo Maia através de espetáculos e encenações. Proporciona, ainda, a prática de diversas atividades aquáticas em cenotes, rios subterrâneos, lagoas e praias.

Normalmente a entrada em x'caret inclui jantar típico mexicano com espetáculo a decorrer. Ou seja é um dia inteiro a embeber de cultura e diversão mexicana.

Sugestão

Se ainda não viram o filme Coco então vale muito a pena! O filme inspira-se no tradicional festival do Dia dos Mortos, é uma celebração de origem indígena em honra dos que já partiram, que se comemora no dia 2 de Novembro e que foi declarada Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Para mim foi particularmente especial, porque vi o filme pela primeira vez, quando o reproduziram na viagem de regresso ao hotel, da excursão a Chichén Itza. E, acreditem, é incrível como o filme retrata tão bem certos pormenores da cultura e história Mexicana.



A minha próxima viagem já está para breve e será também um destino de praia maravilhoso, mas igualmente cheio de cultura. Querem adivinhar? 


Sorriam e Sonhem Sempre Mais*

Tatiana

8 comentários:

  1. Poe acaso não fazia ideia que a extensão de praia no México era assim relativamente pequena. Parece tudo uma imensidão nas fotos! Seja como for, deve ter sido incrível!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que não deve ser em todos os locais, por isso ainda voltarei para outro local e confirmar ;)
      Foi mesmo incrível , sem dúvida!

      Eliminar
  2. Por acaso não é uma viagem que me chame, mas claro que se algum dia tiver oportunidade vou sem pensar duas vezes :p
    Ainda bem que gostaste, venham daí mais viagens.
    Gostei de ler, beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acho que vale a pena ires, se gostares de férias de praia e sol! ;)

      Beijinho querida, obriga*

      Eliminar
  3. Sabes que vou para a Riviera de lua de mel certo?
    Adoooorei o post. Sim estou a pensar ir a Chichén Itza.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabia a decisão final, ainda. Espero então que este post te tenha sido útil :)
      Vais amar, de certeza! <3

      Beijinho enorme, e bons preparativos*

      Eliminar
  4. O México é um dos meus destinos a conhecer mas confesso que com a onda de violência fico um bocadinho reticente. Sentiste essa insegurança em algum momento?

    https://www.sonhamasrealiza.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não senti insegurança em momento algum, Armanda. Contudo é importante salientar que eu tive sempre em excursões ou no complexo hoteleiro... E sim, quando fui a Chichén Itza, vi imensa polícia na estrada e bastante armada.

      Mas para fazer férias e cumprindo os princípios de segurança, acho que podes ir descansada querida :)

      Beijinhos

      Eliminar