sábado, 8 de dezembro de 2018

Chás | os seus beneficios

Por aqui já vos confessei que gosto imenso de chá, e o que de melhor há nesta época chuvosa do que um chá quentinho que nos aqueça o corpo e a alma? 
Melhor do que isso é se este bendito trouxer consigo alguns benefícios para a saúde e bem-estar.


No post em que me confessei ser super fã de chá, ficou prometido uma outra publicação onde partilhasse com vocês os benefícios individuais de cada tipo de chá, por isso, aqui está ele!

Antes de mais volto a referir aquelas que, para mim, são algumas das boas razões para apostar nesta bebida:
  • Para uma pessoa com alguma dificuldade em ingerir líquidos (como eu), o chá é muitas vezes o meu melhor amigo, porque me facilita IMENSO esta tarefa;
  • É um ótimo aliado na diminuição da retenção de líquidos;
  • Tem poucas calorias, com um sabor fantástico, que personalizamos a nosso gosto;
  • Tem propriedades que ajudam no bem-estar geral;
  • É uma excelente opção na prevenção da diabetes e diminuição de doenças cardiovasculares.

Mas, mais especificamente, é possível retirar benefícios para a nossa saúde e bem-estar, dependendo da ingestão de determinado tipos de chá. São imensos! Tantos que seria, com toda a certeza, "cansativo" para vocês enumerar aqui todos. Por isso, apenas irei partilhar aqueles que realmente utilizo e resultam comigo.


Chá de Camomila

A camomila é uma das mais antigas ervas medicinais de que há conhecimento, sendo uma das infusões mais consumidas, por apresentar inúmeros benefícios para a saúde.
Um dos seus principais benefícios é o seu efeito calmante, que ajuda a reduzir a ansiedade.

E, se aqui já vos demos algumas dicas para terem um sono mais tranquilo, fiquem a saber que pelo seu efeito relaxante é um ótimo aliado para vos ajudar a dormir melhor, quando ingerido antes de se irem deitar.
Esta, é a propriedade que mais evidencio e pela qual este chá é um dos meus preferidos e o mais escolhido.

Mas, para além das aclamadas propriedades calmantes, o chá de camomila tem também propriedades que auxiliam a nível gastrointestinal. De facto, o seu efeito relaxante atua a nível gastrointestinal promovendo os movimentos do estômago e do intestino de forma mais coordenada, ajudando assim numa melhor digestão, aliviando as dores abdominais e as indigestões.
E, já que falamos em dores abdominais saliento,  também, o efeito benéfico na redução e alivio das dores menstruais.

Chá Verde

Acredito que este é um dos chás mais conhecidos para quem quer emagrecer, pois por conter cafeína e catequinas acelera o metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia e, assim, perda peso. Tem também benefícios na digestão.

Outro dos seus benefícios é combater a retenção de líquidos, atuando como diurético natural (ah desde já vos aviso que nos dias em que beberem este já, garantam que têm uma casa de banho por perto!). Por conter cafeína, atua como estimulante, o que para mim que não sou propriamente apreciadora de café (só capuccino e bebidas mais docinhas) é um ótimo aliado para as noites em que tenho que me manter acordada.
Eu gosto de beber este chá também por ser rico em antioxidantes e, assim, naturalmente contribuir para a eliminação de toxinas nocivas ao organismo.

Contudo, apesar dos seus benefícios em pessoas saudáveis, o chá verde pelos seus efeitos estimulantes, diurético e antioxidantes, pode ter algumas contra-indicações e interações medicamentosas, pelo que se estiveres grávida ou a tomar alguma medicação convém questionar o médico sobre o seu consumo (agora senti-me num daqueles anúncios a medicamentos em que no final dizem muito rapidamente sem se perceber nada "em caso de alergias ou blábláblá").


Chá de casca de cebola

Não podia deixar de incluir este chá nesta lista, porque efetivamente é um dos que utilizo quando estou doente, rouca/afónica e constipada (como foi o meu caso há duas semanas!).

Se procurarem na internet conseguem encontrar inúmeras propriedades benéficas para este chá, contudo, como disse no início apenas vou referir aquelas que resultam comigo. E esse efeito é, sem dúvida, o seu efeito anti-inflamatório que ajuda na melhoria de estados gripais, diminuição de tosse e rouquidão. É uma pequena "mezinha" poderosa, com efeito real!

Não esperem é obter um momento prazeroso da sua ingestão, porque não é de todo um chá com um sabor agradável, mas com uma colherzinha de mel, fica aceitável e possível de beber.

Como prepara este chá? É simples. Fervemos a casca da cebola em água, escorremos a água com um coador para um chávena, adoçamos a gosto, e voilá




E vocês qual o chá que mais gostam? 
Utilizam algum outro chá pelos seus benefícios?


Sorriam e Sonhem sempre Mais*


Qual de nós gosta e não de chá? Descobre na batalha Chá Vs Café.

4 comentários:

  1. Adoro chá e é raro o dia em que não bebo! Aconchega a alma :)
    O de camomila é um dos meus favoritos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É também um dos meus preferidos, pelo seu sabor e propriedades benéficas :)

      Um beijinho querida*

      Eliminar
  2. O chá é algo que não tomo com muita frequência, no entanto, é algo no qual gostava e quero apostar porque sei que têm imensos benefícios. Os que mais gosto é camomila e lima :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Tenho tanta pena de não gostar de chá... Nem quando estou doente...

    Já estou a seguir,
    Beijinhos
    In Beautyland

    ResponderEliminar